Teatro Milton Baccarelli, no CAC, reabre com apresentações do Grupo Magiluth

Funcionários que participaram da manutenção do espaço foram convidados para a celebração

Depois de dois anos fechado por causa da pandemia da covid-19, o Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reabriu suas portas ontem (4) à noite, após a realização de serviços como pintura e retirada de mofo e infiltração. A sessão de abertura contou com uma apresentação do espetáculo “Aquilo que o meu olhar guardou para você”, do Grupo Magiluth, promovida por meio de uma parceria do curso de Licenciatura em Teatro com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag). Os funcionários que participaram da manutenção do espaço foram convidados para a celebração.

Foto: Anderson Lima

Grupo é formado, majoritariamente, por ex-alunos da UFPE

“É uma alegria poder receber vocês aqui. Este é um espaço de muito afeto para nós”, destacou o professor do curso de Teatro Igor de Almeida, chefe do Departamento de Artes. Ele lembrou que o ensino de Teatro na Universidade teve início ainda na década de 1950, mas foi suspenso no período da ditadura militar e retomado na década de 1970, apenas como licenciatura e só posteriormente também como bacharelado. O professor também ressaltou o papel do espaço como teatro-escola, importante na formação de novas gerações de artistas. “Reabrir o Baccarelli é como um renascimento”, afirmou. “É uma arte de resistência, sobretudo.”

Resistência foi a palavra que marcou todas as falas que antecederam o início do espetáculo. Para o diretor do CAC, professor Murilo Artur Araújo da Silveira, o teatro é um local de resistência. “O espaço renasce com a esperança de dias melhores”, lembrou. Formado em sua maioria por ex-estudantes do curso, o Grupo Magiluth fez diversas referências ao “teatrinho do CAC” durante a apresentação, o que causou muitas risadas no público, composto principalmente por estudantes, professores e técnicos administrativos do centro. Haverá uma segunda sessão hoje (5), às 18h30. Uma hora antes da sessão gratuita, cada pessoa pode retirar um ingresso.

O vice-reitor Moacyr Araújo explicou que a reabertura faz parte de um conjunto de outros atos de resistência, como a reforma da Concha Acústica Paulo Freire, em agosto de 2021, e a reabertura do Cinema da UFPE, em março deste ano. “É uma grande alegria ver um equipamento de arte e cultura ser ocupado desta forma”, disse o reitor Alfredo Gomes, destacando um conjunto de ações na área de cultura que a Universidade vem realizando, como editais e bolsas. “Uma universidade se faz com muitas mãos”, defendeu, ressaltando o papel das instituições contra os cortes de recursos, as ameaças à autonomia e as fake news e em prol de uma sociedade democrática, diversa e com justiça social.

MAGILUTH - Fundado em 2004 na UFPE, o Grupo Magiluth desenvolve um trabalho continuado de pesquisa e experimentação, tendo sido apontado pela crítica e pela imprensa como um dos mais relevantes grupos teatrais do país. “Com nova sede no coração da capital pernambucana, realiza colaborativamente diversas ações nos eixos de pesquisa, criação e formação artística, em constante diálogo com o território em que está inserido. Possui em seu histórico dez espetáculos, fundamentados em princípios da criação teatral independente, de realização contínua e com intenso aprofundamento na busca pela qualidade estética”, explica o grupo em seu site.

Data da última modificação: 05/05/2022, 19:08