Teatro de Santa Isabel recebe III Festival de Ópera de Pernambuco em agosto

Evento é apresentado pela Academia de Ópera e Repertório (AOR) e a Sinfonieta UFPE

Com informações da assessoria do evento

A Academia de Ópera e Repertório (AOR) e a Sinfonieta UFPE apresentam o III Festival de Ópera de Pernambuco (Fope), de 4 a 21 de agosto, no Teatro de Santa Isabel, com produção e realização da Gárgula Produções. O Fope, cuja primeira edição aconteceu em agosto de 2019, é uma idealização do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE, diretor artístico do festival e dos grupos artísticos AOR e Sinfonieta UFPE, criados em 2016 como projetos de extensão da Universidade. Além do maestro Kettle, destacam-se as participações do cenógrafo e figurinista Marcondes Lima, professor do Departamento de Artes da UFPE, que assina a direção de Artes Visuais, e da cantora lírica Jéssica Soares, diretora executiva do festival e licenciada em Música pela UFPE. Os ingressos já estão à venda on-line.

As óperas selecionadas para o III Fope demonstram a força e a pujança da ópera nordestina e consideram, também, o repertório internacional. “É motivo de grande orgulho poder abrir o nosso III Fope com uma ópera eminentemente nordestina, ‘A Compadecida’, de José Siqueira, sobre o texto de Ariano Suassuna. Em seguida, apresentaremos uma das mais célebres óperas do repertório internacional, ‘Cavalleria Rusticana’, de Pietro Mascagni, e finalizaremos com ‘Il Maledetto’, a segunda ópera que restauramos do compositor recifense Euclides Fonseca. Esse repertório demonstra o grande potencial dos cantores líricos e demais profissionais do setor operístico do nosso estado, bem como o apreço e a prioridade que damos à ópera nacional, pernambucana e nordestina”, diz o maestro.

Além das montagens operísticas, o III Fope terá em sua programação o evento de abertura “O Auto que virou Ópera”, onde o maestro Kettle receberá o poeta e ensaísta Carlos Newton Júnior, professor do Departamento de Artes da UFPE, numa conversa/palestra sobre o escritor Ariano Suassuna, o compositor José Siqueira e a obra “Auto da Compadecida”, no sábado (30), às 18h, no auditório da Livraria Jaqueira (Recife Antigo). Haverá também uma masterclass de canto lírico, ministrada pelo baixo-barítono gaúcho Daniel Germano, que fará duas participações especiais no festival: o “Encourado”, em A Compadecida, e “Alfio”, em Cavalleria Rusticana. A masterclass será no dia 10 de agosto, no Memorial da Medicina da UFPE, das 9h às 17h.

COOPERAÇÃO - “Outro ponto de destaque dessa terceira edição do Fope é que elaboramos um projeto interuniversidades, de modo que teremos a participação de cantores e instrumentistas das nossas universidades irmãs aqui do Nordeste: da Escola de Música da UFRN, do Departamento de Música da UFPB e da Unidade Acadêmica de Música da UFCG. Destacamos a participação da harpista Mônica Cury, professora do Departamento de Música da UFPB, que atuará nas óperas ‘A Compadecida’ e ‘Cavalleria Rusticana’. Assim, alunos e professores dessas três universidades se juntarão ao nosso grupo da UFPE na realização desse grande evento operístico em nosso estado”, explica Kettle.

RESGATE - Para a ópera “A Compadecida”, foi realizado um trabalho minucioso de recuperação da partitura, por uma equipe de editoradores liderada pelo maestro Wendell Kettle. “Essa ópera foi apresentada uma única vez em 1961 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de modo que temos, praticamente, uma reestreia da obra. Com a partitura editorada, temos a esperança que teatros de ópera pelo Brasil e mesmo no exterior, assim como outras universidades que têm projetos de fomento à ópera, possam se interessar em montar a nossa A Compadecida”, diz o maestro.

“Il Maledetto” também passou por um processo de recuperação, mas um pouco diferente. “Restou apenas uma orquestração da abertura da ópera. A parte cantada possui, no manuscrito, apenas o acompanhamento do órgão. Com base nesse acompanhamento, fizemos então uma orquestração para a obra completa buscando seguir, o mais fiel possível, o estilo do compositor Euclides Fonseca”, conta Kettle.

O professor destaca que o Fope tem promovido a valorização dos profissionais pernambucanos de ópera, a formação de público para as artes líricas, a inserção de Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de ópera do País, assim como o reencontro e a redescoberta do amor dos pernambucanos pela ópera. A AOR e a Sinfonieta UFPE têm sido responsáveis não apenas pelo ressurgimento da cena operística local, mas também por executar obras de verdadeiro e ousado ineditismo nos palcos nordestinos. “A criação do Festival de Ópera de Pernambuco tem gerado uma demanda no mercado do canto lírico e da música erudita na região”, assinala Kettle.

Programação das óperas

“A Compadecida”, de José Siqueira sobre o texto de Ariano Suassuna