TCC de aluno de Arquitetura e Urbanismo da UFPE é um dos melhores em países lusófonos, segundo o ArchDaily

Trabalho aborda o uso dos edifícios-garagem e possíveis formas alternativas de ocupação desses espaços

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Estacionar-Morar: um exercício de trans-programação arquitetônica na cidade do Recife”, de autoria do aluno Danilo Cirne Vilas-Boas dos Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, é um dos 25 melhores dos países de língua portuguesa, este ano, segundo classificação do portal ArchDaily, divulgada recentemente. Anualmente são selecionados os projetos considerados os mais interessantes a fim de apresentar visões inspiradoras e debates para o campo da Arquitetura e do Urbanismo. A edição deste ano teve 230 propostas inscritas.

Projeto busca caminhos para favorecimento das áreas centrais

Sob a orientação do professor Paulo Raposo Andrade, o trabalho aborda o uso dos edifícios-garagem e possíveis formas alternativas de ocupação desses espaços, tomando como referência a cidade do Recife (PE). Confira a descrição do trabalho enviada pelo autor ao ArchDaily:

"A subutilização dos edifícios-garagem poderá ser um dos desfechos gerados pela priorização de mobilidades alternativas frente à atual realidade 'carrocrata' das grandes cidades. No Centro do Recife, hoje, 14 edifícios-garagem somam uma área construída aproximada de 122 mil m². Qual poderia ser uma ocupação alternativa para esses edifícios?

'Estacionar-Morar' pretende realizar um esforço de antecipação, vislumbrando, perante esses processos de obsolescência, uma experiência projetual de transformação em um desses edifícios, o Edifício Garagem Central, localizado no bairro da Boa Vista. O projeto, ao adquirir a complexidade do lugar e das referências que o retroalimentam, produziu uma ideia de espaço divergente, que transmuta elementos arquitetônicos e relações espaciais a pontos antagônicos, escancarando a possibilidade de ressignificação da cidade a partir do preexistente.

A experiência, além de investigar questões que estão além dos limites do tempo presente, ainda oferta caminhos para o favorecimento atual das áreas centrais, ao incorporar um novo meio de inserção da dinâmica habitacional no Centro do Recife, combatendo a nociva homogeneidade comercial que o caracteriza."

Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE
arquitetura.urbanismo@ufpe.br