Notícias Notícias

Voltar

Suicídio e depressão são temas da Reunião Científica das Residências do HC amanhã (25)

O evento contará com a apresentação de estudo de caso de um paciente em tratamento no HC com depressão grave e uma tentativa de suicídio

“Suicídio e depressão grave: um caso de intervenção multidisciplinar” é o tema da Reunião Científica das Residências em Saúde do HC, que acontece amanhã, das 7h às 8h, no anfiteatro III do HC. O evento deste mês tem como gancho a campanha Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O suicídio é um assunto tabu marcado pelo preconceito e pela falta de informação. Isso atrapalha a identificação de sinais e a busca por ajuda. “Há alguns mitos como o de que falar de suicídio gera mais casos de suicídios ou de que quem ameaça se matar não vai fazer. É muito importante ouvir e interpretar os sinais de socorro de quem está passando por isso”, explica a coordenadora das Reuniões Cientificas, Patrícia Madruga.

O evento contará com a apresentação de estudo de caso de um paciente em tratamento no HC com depressão grave e uma tentativa de suicídio. Serão avaliados a história do paciente, as condutas da equipe multiprofissional que o acompanha, a avaliação nutricional, o quadro atual, os aspectos psicossociais e a psicopatologia. Também serão abordadas as assistências psicológicas, de enfermagem e de fisioterapia.

“A saúde mental é uma área transversal em que se mostra a importância da atuação de uma equipe multiprofissional focada na discussão e reflexão de cada caso”, completa Patrícia Madruga.

A Reunião Científica das Residências em Saúde ocorre mensalmente, na última de quarta-feira de cada mês, com o objetivo de debater o tema proposto de forma interdisciplinar, agregando e compartilhando conhecimento entre os mais variados programas de residências oferecidos pelo HC.

Data da última modificação: 24/09/2019, 13:01