Startup incubada no Polo TEC UFPE recebe da Petrobras licenciamento da tecnologia de Suporte a Operações de Instalação Submarina (Sois)

Empresa desenvolve soluções inovadoras para o setor de óleo e gás

A Iara Systems, startup do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo TEC UFPE), obteve licenciamento da Petrobras para atuar com a tecnologia de Suporte a Operações de Instalação Submarina (Sois). O uso do sistema auxilia na tomada de decisões em operações subaquáticas, durante a instalação de dutos, em Conexão Vertical Direta (CVD), o que aumenta a segurança dos equipamentos envolvidos, diminui o tempo da operação e fornece outras informações precisas sobre o processo.

A startup desenvolve soluções inovadoras de visão computacional e otimização numérica para o setor de óleo e gás com ênfase em sistemas de monitoramento e inspeção de equipamentos. O Iara já havia participado da pesquisa e desenvolvimento do sistema Sois em um projeto com a Petrobras.

A Petrobras concedeu o licenciamento por meio de seleção de propostas via chamada pública. A aquisição de licença visa à exploração comercial da tecnologia de titularidade da Petrobras e sua disponibilização no mercado. Participaram do processo seletivo Empresas de Base Tecnológica (EBT) brasileiras com interesse em produzir e comercializar os produtos ou serviços referentes a essa tecnologia.

SOBRE O POLO – A participação no Polo TeC UFPE oportuniza acesso a laboratórios e oficinas para desenvolver, prototipar e fabricar sistemas integrados e máquinas especializadas como impressoras 3D e fresadora CNC. A experiência alia o processo científico às técnicas de desenvolvimento ágil e funciona como uma ponte entre a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a indústria. O Polo TeC UFPE tem como objetivos estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na universidade com alto grau de inovação e fortalecer a geração de negócios relacionados a pesquisas desenvolvidas na universidade.

polotec@ufpe.br

Data da última modificação: 18/05/2021, 17:57