Startup conquista 1º lugar em programa de impacto socioambiental

A startup e.AÍ foi premiada pela criação do Robô de Desinfecção Inteligente, que utiliza tecnologia UV-C para combater vírus, bactérias e fungos

A startup e.AÍ, integrante do Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o 1º lugar nacional na categoria de saúde no programa de aceleração de empresas InovAtiva de Impacto Socioambiental. A e.Aí, criada em 2021 na área de inovação em saúde e biotecnologia, busca promover ambientes seguros e livres de vírus, bactérias e fungos por meio da desinfecção robótica inteligente. A premiação foi conquistada por meio da criação do Robô de Desinfecção Inteligente, solução que utiliza tecnologia UV-C de alta qualidade e altos níveis de eficácia (99,9%) para combater vírus, bactérias e fungos.

O Programa InovAtiva de Impacto visa a acelerar negócios inovadores que possuam o potencial de gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver um problema social ou ambiental. Ele apoia – gratuitamente – startups de impacto socioambiental de qualquer região do Brasil. Essa edição envolveu o total de 371 startups selecionadas, em nível nacional, divididas em duas categorias: Impacto (40) e Brasil (331). Em Pernambuco, foram selecionadas oito empresas, sete na categoria Brasil, e uma vencedora na categoria Impacto, no tema saúde: a e.Aí.

A cada ciclo de aceleração, realizado no segundo semestre de cada ano, até 40 startups recebem capacitação on-line, mentorias individuais e coletivas e, ao final, as 20 melhores qualificadas participam do InovAtiva Experience – evento final de capacitação e conexão com investidores, grandes empresas e mentores do programa InovAtiva Brasil.

Além dessa premiação, recentemente, a e.Aí conquistou também aprovações em outras chamadas públicas, como o Programa Startup Nordeste – Pernambuco, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Pesquisador na Empresa de Pernambuco Pepe - Inova Talentos 2022, da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); e o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Centelha/PE II, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Polo Tec/UFPE, sob a gestão da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), estimula e presta apoio aos estudantes empreendedores e atua na promoção da cultura da inovação junto à comunidade acadêmica.

Instagram da e.AÍ

Data da última modificação: 30/08/2022, 14:59