Spread lança edital aditivo para professor formador UAB UFPE 2023.1

Período de inscrição para docentes vinculados e não vinculados à UFPE a partir de 25 deste mês até o dia 10 de maio

Da assessoria da Spread

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, por meio da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade, divulgou o aditivo ao Edital nº 03/2022, do Processo Seletivo Simplificado de Professor Formador bolsista e cadastro de reserva, para atuar nos cursos de licenciatura em Geografia, Letras – Espanhol, Ciências Biológicas, História e Educação Física, na modalidade de Educação a Distância, implantados no âmbito do sistema UAB, para o semestre acadêmico 2023.1.

Os candidatos aprovados no Edital nº 03/2022 - Professor formador - não precisam realizar nova inscrição, em virtude deste edital estar em vigência. Entretanto, para disciplinas não indicadas pelo candidato, estes deverão submeter inscrição para novo pedido.

O candidato que realizar inscrição no edital aditivo deverá atender os requisitos obrigatórios de possuir formação mínima em nível de mestrado e experiência de um ano no magistério superior para a função de professor formador II; ter experiência mínima de três anos como docente no magistério superior para a função de professor formador I; atender ao perfil de formação de cada curso (anexo I do Edital); e ter disponibilidade de deslocamento presencial até o polo de apoio ofertante para realizações de atividades previstas pelo curso.

Os docentes vinculados e não vinculados à UFPE interessados em participar do processo seletivo podem efetivar a inscrição a partir de 25 deste mês até o dia 10 de maio, apresentando conforme opção do curso, o formulário de inscrição devidamente preenchido; documento de Identificação (frente e verso); diploma de graduação e pós-graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão acompanhada do histórico final; declaração de tempo de docência; currículo Lattes atualizado e comprovado, além dos documentos comprobatórios enviados em um único arquivo (formato pdf).

Desse modo, os aprovados na função de professor formador I vão atuar em atividades típicas de ensino, também como participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB; e os de professor formador II atuarão em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no Sistema UAB.

Vagas previstas para o período 2023.1

Cursos EAD