Sistema Integrado de Bibliotecas amplia acervo de livros digitais com aquisição de 737 novos títulos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), adquiriu 737 novos títulos de e-books, ampliando o acervo de livros digitais da instituição para, aproximadamente, 10 mil títulos. As novas obras, que contemplam todas as áreas de conhecimento e contribuem diretamente com a formação dos alunos, podem ser acessadas pela comunidade acadêmica via plataforma EBSCOhost.

Os livros foram escolhidos a partir das indicações das coordenações dos cursos da Universidade. “Vimos que o catálogo da EBSCO permitiria a escolha título a título, possibilitando, assim, que os cursos pudessem eleger apenas os e-books que realmente fossem de seus interesses, aumentando os percentuais de uso efetivo da coleção”, explica a diretora do SIB, Andreia Alcântara. Foram investidos R$ 424.418,00.

O acesso à plataforma pode ser feito remotamente por autenticação pela Rede CAFe, com login e senha do UFPE ID. Neste caso, o usuário pode acessar a plataforma em qualquer lugar e em qualquer dispositivo eletrônico. Um tutorial para acesso remoto pode ser conferido aqui. Caso o usuário esteja em um dos três campi da UFPE (Recife, Caruaru ou Vitória), quando houver o retorno das atividades presenciais, utilizando um dispositivo conectado à rede da UFPE, basta clicar no link disponível na página do SIB para entrar na plataforma.

O usuário pode baixar capítulos do livro eletrônico, e o PDF do e-book na íntegra pode ser baixado por um prazo que será determinado pelo SIB, como acontece com o empréstimo dos livros físicos. O acervo está disponível para discentes, docentes e técnicos administrativos da UFPE.

“A aquisição dos livros, neste momento, representa um incremento muito importante para a biblioteca digital da Universidade, a qual nós estamos trabalhando para ampliar o seu volume, mas também a sua diversidade, atendendo a todas as áreas de conhecimento de modo a ter um impacto considerável no processo formativo dos nossos estudantes de graduação e também de pós-graduação”, afirma o reitor Alfredo Gomes.

A diretora do SIB diz que a ampliação do acervo digital faz parte da agenda institucional e lembra a importância dessa ação em tempos de ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. “Para apoio à pesquisa e ao ensino, é preciso ofertar conteúdos com facilidade e rapidez de acesso, em plataforma que permita o alcance simultâneo de múltiplos usuários a um mesmo título, com acesso remoto, on-line e off-line em qualquer lugar e horário”, destaca Andreia Alcântara.

Para o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE, João Gonçalves Neto, o incremento do acervo digital está em sintonia com o contexto atual da sociedade. “O esforço da Universidade em estar disponibilizando esses livros de maneira virtual é muito importante na pandemia, para esse momento em que a gente não pode sair de casa, tem todas as medidas de distanciamento social, como [também] a Universidade dá um passo à frente no contexto global de colocar esses livros para serem ofertados de maneira virtual, que, na minha opinião, amplia consideravelmente o acesso a esse conteúdo”, ressalta.

Além do acervo de e-books, que pode ser acessado pelo site do SIB, o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE conta atualmente com acervo físico de 226.847 títulos/1.177.893 exemplares. O Repositório Digital Attena tem 37.736 documentos, a exemplo de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso.

TREINAMENTO – No último dia 19, bibliotecários do SIB participaram de treinamento, de forma remota e síncrona, sobre a plataforma EBSCOhost. O objetivo foi capacitar os profissionais para tirar as dúvidas da comunidade acadêmica no acesso aos e-books. A EBSCO disponibiliza diversos tutoriais em sua página

Data da última modificação: 26/01/2021, 18:04