Notícias Notícias

Voltar

Setembro Amarelo em tempos de pandemia em destaque na live de amanhã da Ascom

A jornalista Vitória Galvão vai conversar com o psiquiatra Rodrigo Silva, médico do Hospital das Clínicas da UFPE

O Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, ganha contorno especial em tempos de pandemia de Covid-19. Este é o assunto em destaque na live de amanhã (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, às 16h, no Instagram da Ascom. A jornalista Vitória Galvão vai conversar com o psiquiatra Rodrigo Silva, médico do Hospital das Clínicas da UFPE.

O suicídio é causa da morte de aproximadamente 12 mil brasileiros por ano e de mais de um milhão de pessoas no mundo, segundo estimativas. Uma revisão de 31 artigos científicos publicados entre 1959 e 2001, englobando 15.629 suicídios na população geral, demonstrou que, em 96,8% dos casos, estavam relacionados a transtornos mentais, como depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias (como álcool e outras drogas).

O HC tem uma Unidade de Atenção Psicossocial que acolhe e acompanha pessoas tanto no Ambulatório quanto na Enfermaria. Elas são encaminhadas pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e egressas de outras clínicas do hospital-escola.

Data da última modificação: 09/09/2020, 20:50