Notícias Notícias

Voltar

Sessenta idosas são atendidas em mutirão do HC em abrigo na Várzea

Além da assistência em saúde, houve ações recreativas (com música e dança), distribuição de brindes e lanche

Foto: Maria Cecília Vieira/HC-Ebserh

Grupo de 60 profissionais de saúde e da área administrativa atuou no mutirão

Maria Tereza Cavalcanti tem 91 anos (embora aparente ter bem menos) e adora uma conversa. Animada e simpática, ela diz que trabalhava com estampa em tecido quando mais jovem, e, hoje, agradece por ter uma boa saúde, queixando-se apenas “de uma labirintite chatinha”. Maria foi uma das 60 moradoras do Centro Geriátrico Padre Venâncio, na Várzea, atendida por uma equipe multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFPE que participou como voluntária do 3º Mutirão Nacional Ebserh Solidária, na manhã de hoje (20).

A ação contou com cerca de 60 profissionais do HC, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, farmacêuticos, nutricionistas e da área administrativa. Além da assistência em saúde, houve ações recreativas (com música e dança), distribuição de brindes e lanche. “É muito bom ter vocês aqui conversando e cuidando da gente”, disse Maria Teresa.

A supervisora da Residência em Clínica Médica do HC, Norma Arteiro Filgueira, destaca a importância de ações como essa no estímulo à humanização no atendimento. “Nesse mutirão, não realizamos apenas atendimentos de saúde, mas também ações de humanização ao tocar, conversar e ouvir essas mulheres que nos passam tanto carinho e gratidão. Todo mundo sai ganhando”, explica.

“É muito importante esse tipo de parceria com a sociedade na assistência a essas senhoras e isso é muito bem-vindo, seja com o cuidado seja com as doações de fraldas geriátricas e alimentos”, conta o padre Gerson Santos, um dos responsáveis pelo abrigo mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife.

O cuidado com essas idosas não acaba com o mutirão. Muitas delas vão realizar exames e tratamento nos diversos ambulatórios do HC.

O Centro Geriátrico Padre Venâncio fica localizado na Avenida Afonso Olindense, 1764, no bairro da Várzea, no Recife. Doações para o local que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia podem ser feitas por meio do site http://www.santacasarecife.org.br/ ou pelos telefones: 3412.3800 e 3271.0352.

O 3º Mutirão Nacional Ebserh Solidária foi organizado pelos 40 hospitais universitários federais administrados pela estatal, atendendo crianças e idosos em abrigos.

Data da última modificação: 20/12/2018, 14:19