Notícias Notícias

Voltar

Servidora da UFPE vira personagem de livro infantil sobre conservação do patrimônio paleontológico

O livro “Tropeçando na Pré-História” foi lançado em março deste ano, e está disponível para compra no site da editora

Bióloga no Laboratório de Geologia Sedimentar e Ambiental (Lagese), do Departamento de Geologia da UFPE, Sonia Agostinho da Silva pode ser vista também nas páginas da Literatura Infantil. A servidora é uma das personagens do livro ilustrado “Tropeçando na Pré-História”, da editora cearense SertãoCult, que fala sobre patrimônio paleontológico e o papel dos museus para a conservação dele. “A obra é uma demanda específica para a geoconservação desse patrimônio dedicada ao público infantil, e tem o objetivo de despertar desde cedo o interesse e respeito para a ciência”, afirma Sonia Agostinho.

O livro conta a história das irmãs Nina e Lucy. Em um dia de brincadeiras, elas literalmente tropeçam em um fóssil da megafauna nordestina. Sonia é retratada na obra como a paleontóloga que atua no museu para o qual as crianças levam o osso fossilizado. “A história mostra a representatividade da mulher negra também na ciência a partir dessa personagem, uma mulher negra e pessoa de plantão na defesa do patrimônio. É isso que o mundo precisa, do reconhecimento da representatividade”, conta Sonia, que é membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

A obra tem como autores Maria Somália Sales Viana, Rebeca Sales Viana, Paulo Victor de Oliveira, Gina Cardoso, Arquimedes Chaves e Gabriel Rodrigues, responsável pelas ilustrações. Eles integram a equipe do Laboratório de Paleontologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Labopaleo/UVA), localizado no Museu Diocesano Dom José, em Sobral (CE), onde Sonia Agostinho desenvolve pesquisas voltadas para a conservação de fósseis. O livro “Tropeçando na Pré-História” foi lançado em março deste ano, e está disponível para compra no site da editora. 

Data da última modificação: 05/06/2023, 15:08