Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano realiza atendimentos para pessoas com problemas de saúde

Senea está priorizando pessoas que possuam doenças/condições clínicas que requerem tratamento nutricional

O Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano (Senea) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) busca pessoas portadoras de doenças e problemas de saúde para a realização de atendimentos nutricionais gratuitos. As inscrições estão abertas para pessoas com mais de 20 anos (adultos e idosos) incluindo discentes, docentes, técnicos, terceirizados e também a comunidade externa.

“Estamos priorizando pessoas que possuam doenças/condições clínicas que requerem tratamento nutricional, tais como: diabetes, hipertensão, doenças gastrintestinais (gastrite, úlceras, refluxo, doenças inflamatórias intestinais, constipação, diarreia etc.), doenças hepáticas (esteatose, cirrose, hepatites etc.), doenças renais, câncer, cirurgia bariátrica, obesidade, entre outras doenças”, explica a nutricionista Lizelda Maria de Araújo Barbosa.

Os atendimentos são realizados no Senea, que fica em frente à Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao lado do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), por uma equipe de Nutrição, formada por estudantes dos períodos finais do curso de graduação em Nutrição da UFPE, sempre acompanhados por nutricionistas, sejam docentes do Departamento de Nutrição ou nutricionistas do serviço-escola.

“Realizamos uma anamnese nutricional completa e detalhada, incluindo avaliação antropométrica, clínica, comportamental, bioquímica e dietética. Em seguida, a partir da interpretação de todos os dados coletados, a equipe de Nutrição elabora um plano alimentar individualizado, coerente com os objetivos, condições clínicas e financeiras do paciente”, conta Lizelda.

INSCRIÇÃO - Para ser contemplado com a consulta, é necessário fazer uma inscrição, pois as vagas vão surgindo à medida que a equipe de Nutrição vai disponibilizando os horários. O interessado faz a inscrição mediante preenchimento do formulário e fica aguardando em uma lista de espera. Quando surgir a vaga, a bolsista de apoio acadêmico entra em contato via WhatsApp (todas as comunicações são feitas pelo WhatsApp fornecido na inscrição).

Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano (Senea)

senea.nutricao@ufpe.br

Data da última modificação: 18/08/2022, 14:53