Seminário on-line aborda etnografia dos corpos, das emoções e do cuidado

O evento é promovido Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, promove, nesta sexta-feira (23), a partir das 16h, mais uma edição do seminário on-line “Experiências Etnográficas nas Américas: olhares sobre trajetórias, aprendizagens e fazeres”. Os interessados podem se inscrever no site do evento. O endereço traz ainda a programação completa do evento e resumo dos trabalhos.

Com o tema “Etnografia dos corpos, das emoções e do cuidado”, o evento desta semana terá a participação de Salima Cure (NEPE/UNC, Colômbia), que irá falar sobre “Etnografía desde el cuerpo y el miedo”; Palloma Cavalcanti (PPGA/Nepe), que apresentará o tema “O coração (giyzoboni) em perspectiva. Termo e conceito da razão indígena”; e Diana Rosas (UNC/Letícia-Colômbia), que falará sobre “Construir sobre el cuerpo y desde el cuerpo: la sorpresa de corporeizar la atención”. A mediação será de Beatriz Matos (PPGA/UFPA). O seminário pode ser acompanhado pelo canal do Laboratório de Antropologia Visual no YouTube.

Iniciada no último dia 9, a série de seminários on-line segue até o dia 4 de dezembro tendo como fio condutor as reflexões do Nepe acerca do fazer de pesquisa e ação no campo acadêmico. Os encontros são semanais e ocorrem toda sexta-feira. Para esse conjunto de seminários, juntaram-se à organização pesquisadoras de grupos que são parceiros no projeto Justiça e Direitos dos Povos Indígenas (Justice and Indigenous Peoples Rights - Justip), vinculadas ao Laboratoire d’Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales (Laios) de École des hautes études en sciences sociales (EHESS - Paris, França) e ao Réseau de recherche et de connaissances relatives aux peuples autochtones (Dialog - Quebec, Canadá).

Também são parceiras na construção do seminário pesquisadoras da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia), o Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC/UPE) e o Programa de Pesquisa sobre os Povos Indígenas do Nordeste (Pineb/UFBA).

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe)
nepe@ufpe.br

Data da última modificação: 22/10/2020, 19:46