Seminário Educação e Ciência está com inscrições abertas e irá discutir os caminhos para superar desafios brasileiros

O evento será na modalidade on-line, programado para esta sexta-feira (1º) e sábado (2)

O Seminário Educação e Ciência da UFPE será realizado hoje (1º), a partir das 17h, e sábado (2), das 9h às 19h, com a temática: “Educação e Ciência: caminhos para superar os desafios brasileiros”. A iniciativa tem o objetivo de discutir o futuro do país diante da construção do Novo Plano de Pós-Graduação, além de sua função para a superação dos desafios brasileiros, a partir de mesas de debates e grupos de trabalho. O evento será virtual com transmissão via YouTube/Tvanpg e está com as inscrições disponíveis no site da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), uma das organizações realizadoras do invento.

A programação do primeiro dia conta com a abertura do Seminário, debates com o tema “Do PNPG ao PNE: qual sistema educacional é necessário para o Brasil?” e desenvolvimento do primeiro grupo de trabalho. No sábado, serão discutidos os caminhos para o financiamento sustentável das universidades e da pós-graduação: da expansão à redução das assimetrias regionais; os desafios para construção da universidade: um olhar inter e multidisciplinar sobre o futuro; a fuga de cérebros no Brasil; universidade pintada de povo: do acesso a permanência-ações afirmativas na graduação e na pós-graduação e os grupos de trabalho 2, 3 e 4.

Os debates do segundo dia serão ministrados pela professora Soraya Dmili, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do instituto “Sou Ciência”; pelo presidente da Federação Psicanalítica da América Latina (Fapeal) e secretário executivo para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro, Fabio Guedes, e pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Além da ANPG, o evento também está sendo promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), com apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.

Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
@anpgoficial

Data da última modificação: 01/07/2022, 14:58