Notícias Notícias

Voltar

Segurança do paciente é debatida em Simpósio no HC

Evento congregou profissionais de saúde das mais diversas áreas

O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o III Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, na sexta-feira (6), que teve como tema central “Controle da multirresistência bacteriana e segurança no uso de medicamentos: um desafio global”.

Foto: Divulgação/HC-Ebserh

Uso de medicamentos também foi discutido no evento

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, ressalta que a preocupação com a segurança do paciente é uma ação estratégica dentro do ambiente hospitalar e que esse cuidado foi potencializado com a chegada da Ebserh na administração do HC. “O objetivo é criar uma cultura de segurança do paciente, algo que é uma necessidade das instituições de saúde no mundo todo. É algo de suma importância e que deve ser cada vez mais ampliado dentro das rotinas do hospital com capacitações como essa”, explicou.

Diversos profissionais do HC foram palestrantes do Simpósio. Entre eles, a médica infectologista Claudia Vidal, chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HC. Segundo ela, o evento é de extrema importância por congregar profissionais de saúde das mais diversas áreas para debater temas que são extremamente atuais, já que não se pode admitir que situações adversas no processo de assistência à saúde causem riscos ao paciente.

“O tema escolhido para o evento foi o uso racional de medicamentos. Como lidamos com eles e como estamos tratando os antimicrobianos e a resistência bacteriana como forma de conter os eventos adversos e promover uma maior segurança ao paciente em atendimento”, concluiu.

Data da última modificação: 09/10/2017, 14:24