Notícias Notícias

Voltar

Segel reúne atletas e professores na Reitoria para fazer balanço de 2022 e falar sobre planos para 2023

Durante o evento, foi destacada a retomada dos treinos, das aulas no parque aquático e das atividades no Clube Universitário

O Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou lotado na manhã de hoje (28) graças à reunião promovida pela Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da Universidade para fazer um balanço das atividades realizadas em 2022 e falar sobre planos e necessidades de quem pratica ou orienta atividades esportivas nos campi.

Fotos: Catarina Albertim

Atletas lotaram o auditório da Reitoria

“Estamos aqui encerrando as atividades de 2022 e ‘esperançando’ em relação a 2023. Foi um ano custoso e nós, como atletas que somos, persistimos e vencemos. Vencemos sobretudo pela união”, iniciou o diretor de Esportes, Vilde Menezes, antes de fazer os agradecimentos às diversas categorias que compõem o universo esportivo da Universidade. Ao final do encontro, ele também apresentou uma sequência de fotografias para representar as conquistas de atletas e equipes da UFPE nos eventos esportivos.

Troféus e medalhas conquistadas ao longo de 2022

O coordenador de esportes universitários, Antonio Vinicius, continuou: “Houve uma evolução nas equipes dos esportes coletivos e individuais. Tivemos resultados expressivos nos e-sports. Temos equipes em vários estágios, algumas se reorganizando, outras começando sua trajetória. Temos equipes na capital e no interior, os filhos dos terceirizados participam. A gente pode mostrar que a Universidade também produz esporte e faz isso com preocupação social. Este ano o auditório lotou, para o ano que vem a gente espera lotar um auditório ainda maior”.

A retomada dos treinos esportivos após o longo período de isolamento social por conta da pandemia de covid-19, das aulas no parque aquático e das atividades no Clube Universitário também foram lembradas pelos integrantes da mesa. Além de Vilde e Antonio, participaram do evento o reitor Alfredo Gomes e os professores José Moreira (coordenador do Clube Universitário), Luiz Carlos de Araújo (coordenador do Paratleta UFPE) e João Cunha.

Reitor parabenizou os atletas por suas conquistas

“Passamos por três anos em que todo ano havia redução de recursos para as universidades. Estamos com a esperança de que em 2023, com um fortalecimento do Ministério da Educação (MEC), isso mude e possamos realizar projetos de requalificação dos espaços, voltar com editais para esportes”, citou o reitor, que fez várias anotações a partir do que disseram os presentes.

Os atletas e familiares dos atletas aproveitaram a ocasião para fazer comentários e sugestões. “Meu filho foi muito acolhido aqui por Paolla (Rêgo Barros) e Lídio (Maia). Por isso, gostaria de falar sobre o quanto isso fez diferença na vida dele. Não só na questão física da prática do esporte, mas na transformação de vida, na saúde mental. Falo como mãe e especialista na área de inclusão”, afirmou Andrea Ramos, representando o estudante de Psicologia João Thomas, que faz parte do Bananeiras Arco Clube. Paolla e Lídio são instrutores e atletas reconhecidos pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco e campeões da modalidade.

Data da última modificação: 02/01/2023, 14:37