Notícias Notícias

Voltar

Secti promove amanhã (6) o seminário “Os Novos Tempos da Ciência em Pernambuco”

Às 12h30, o tema “O futuro da ciência em Pernambuco: uma proposta em construção” será abordado pelo professor Anderson Gomes, do DF

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) promovem amanhã (6), das 9h às 13h, no Auditório do Cais do Sertão, o seminário “Os Novos Tempos da Ciência em Pernambuco”. O evento marca o início de um novo olhar para a ciência pernambucana, a ser construído pelos cientistas pernambucanos, propondo soluções para Pernambuco, mas contextualizadas no ambiente nacional e internacional. Perguntas como: ciência orientada por missão? Multi e transdisciplinaridade na ciência? Como enfrentar os problemas socioeconômicos decorrentes da pandemia? Como formar os jovens para resolver problemas que ainda não existem; em outras palavras, como será a educação na escola e fora dela, nas próximas décadas?

Estes e outros aspectos serão abordados no seminário, no qual além de uma palestra com uma visão internacional do tema, mas com inserção nacional e local, haverá uma mesa temática com cientistas e empresário de Pernambuco e Nordeste. Às 12h30, o tema “O futuro da ciência em Pernambuco: uma proposta em construção” será abordado pelo professor Anderson Gomes, do Departamento de Física da UFPE, um dos organizadores do evento.

O seminário contará com a participação dos principais atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação de Pernambuco, compreendendo as instituições de Ensino Superior (IES), ICTS, que incluem todas as instituições de ensino e pesquisa no Estado, além de todas as empresas de base tecnológica do Estado. Além disso, estarão presentes a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Pernambucana de Ciências (APC).

Na abertura do seminário, o governo do estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação irão reconhecer e premiar publicamente cientistas pernambucanos que contribuíram de forma singular na gestão e desenvolvimento científico no combate à covid-19 em Pernambuco. Os agraciados receberão um troféu e um diploma com a citação pelo reconhecimento de sua atuação.

Data da última modificação: 05/09/2022, 16:26