Notícias Notícias

Voltar

SBPC e Secretarias Regionais celebram Dia Nacional da Ciência hoje (8)

Será realizado o lançamento virtual do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”

Da assessoria da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e suas Secretarias Regionais celebram, hoje (8), o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador com o tema “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades” e dezenas de atividades nas redes sociais. Sociedades Científicas afiliadas e outras entidades também programaram atividades para esta quarta-feira. As datas foram criadas por ocasião do aniversário da SBPC, fundada em 1948.

Entre as atrações, a SBPC realiza o lançamento virtual do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”. A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, às 17h. Antes, às 14h, foi realizada a retransmissão dos painéis “As ciências e a vida” e “As ciências e a democracia”. Já às 16h30, parlamentares celebram com depoimentos em vídeo o Dia da Ciência e o aniversário da SBPC.

Pela manhã, a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) lançou a campanha “Liberem o FNDCT”, com a participação da SBPC e outras entidades que compõem a iniciativa, pedindo a liberação total dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) do País. A atividade foi transmitida no canal da ICTP.br no YouTube e compartilhada nas redes sociais da SBPC

As Secretarias Regionais também programaram atividades variadas para hoje. Às 16h, a SBPC-PE realiza o seminário on-line “Onde se faz Ciência em Pernambuco?”, com a participação de Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência; Carol Leandro, pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE; Maria Madalena Pessoa Guerra, pró-reitora de Pós-Graduação da UFRPE; e Sinval Pinto Brandão Filho, diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE). O evento pode ser acompanhado pelo link. Os interessados em participar, devem se inscrever pelo link. 

A programação completa do Dia Nacional da Ciência está disponível aqui: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/dia-nacional-da-ciencia/

Data da última modificação: 08/07/2020, 17:13