Revista Estudos Universitários recebe trabalhos até o dia 15 de julho para o volume 40

Volume terá como proposta temática a Urbanização

A Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, traz, como proposta temática para o volume 40, nº 2, a Urbanização, em seus variados aspectos e desdobramentos. Por meio de estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas, essa questão será tratada sob perspectivas diversas. Os trabalhos devem ser submetidos até 15 de julho, por meio do site da revista, em que também são apresentadas as instruções para envio e as suas normas de formatação. O número é previsto para lançamento no segundo semestre de 2023.

De forma geral, pode-se entender a urbanização como o processo pelo qual uma área geográfica passa a se caracterizar pela concentração de habitantes, tendo, como consequência natural, a partir das demandas inerentes às atividades de moradia, saúde, educação, deslocamento, trabalho e lazer, o aporte de recursos financeiros e infraestruturais. Daí, comumente, por estar ligada à ocorrência de fatores atrativos, associa-se a urbanização ao aumento expressivo da população de uma localidade, chamada de zona/área urbana, em relação ao quantitativo observado em áreas de características opostas (principalmente, menor ocupação residencial, e menor diversificação de atividades econômicas e de uso/ocupação do solo), chamada de zona/área rural.

A urbanização traz consequências, sejam positivas ou negativas, para as relações humanas e para o atendimento das condições básicas de cidadania. Sobre isso, observa-se, por exemplo, a criação de oportunidades, com o surgimento de novas profissões e de nichos de mercado até então inexistentes, assim como de novos arranjos da sociedade civil. A riqueza da diversidade das expressões culturais e dos espaços físicos, (re)pensados e (re)ocupados de acordo com conceitos de sociedade herdados e vigentes, é outra marca do processo. Por outro lado, observa-se que a alta aglomeração de pessoas pode sobrecarregar todo o sistema e, por conseguinte, a oferta e a qualidade dos serviços disponíveis, quais sejam referentes à educação, à moradia, ao transporte, à saúde, à segurança, entre outros, gerando um número elevado de insatisfeitos.

Indubitavelmente, sob qualquer aspecto, é impossível desassociar o espaço urbano da alteração na configuração física imposta no decorrer do processo de urbanização. A esse respeito, a ocupação dos espaços originalmente verdes traz, para toda a sociedade, impactos negativos que influenciam diretamente a qualidade de vida das populações, colocando em evidência, também, temas que eram discutidos quase que exclusivamente na esfera da gestão pública e da Academia, tais como: drenagem urbana, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Analisando o quadro atual, verifica-se que a realidade em que vivemos parece cada vez mais distante do que foi visionado na Constituição de 1988, na qual a cidade, ou, de forma mais abrangente, a zona urbana, foi pensada como um instrumento promotor de uma sociedade mais fraterna, igualitária e irrestrita. De forma contrastante ao ideal pensado, observa-se, atualmente, uma desigualdade persistente, agravada no período pandêmico da covid-19, cuja consequência é a precarização da qualidade de vida das populações urbanas com menor poder aquisitivo. Por isso, repensar o processo de urbanização é um desafio do qual todos devem tomar parte, ou seja: é absolutamente (e obrigatoriamente) inclusivo.

Assim, atenta às demandas da contemporaneidade, a EUs pretende provocar os diversos campos do mundo acadêmico a refletir sobre o viver nas cidades, considerando também a oportunidade de vivermos em uma sociedade mais ambientalmente consciente, ao mesmo tempo em que criamos contextos nos quais o potencial das pessoas seja aproveitado ao máximo. Nesse sentido, a revista pretende contribuir para o debate acerca das problemáticas e dos instrumentos de ação relacionados à urbanização, tanto ao longo da história quanto nos dias atuais, principalmente no território brasileiro.

A EUs, preocupada desde sua criação em difundir as diferentes vozes que compõem a cultura, está aberta a receber trabalhos que discutam a urbanização refletindo acerca de seus atributos e visando a uma sociedade melhor preparada para lidar com suas questões associadas.

Para exemplificar a temática, são apresentadas indicações de tópicos como algumas possibilidades de escrita para a edição:

- Crescimento populacional urbano e suas consequências;
- Impactos socioambientais da urbanização;
- Planejamento urbano e técnicas sustentáveis;
- Crescimento das cidades e a saúde pública;
- Fronteiras de gênero;
- Transformações culturais urbanas;
- Política habitacional e o direito à moradia adequada;
- Educação ambiental urbana;
- Uso do espaço público e violência urbana;
- Urbanização e globalização;
- Ciclos econômicos e urbanização;
- História das transformações urbanas;
- Movimentos sociais urbanos;
- Tecnologias e cidades inteligentes;
- Agricultura urbana;
- Políticas de transporte urbano;
- Memória urbana;
- Legislação urbana e política fundiária; e
- Precarização do trabalho nas zonas urbanas.

estudosuniversitarios@ufpe.br

Data da última modificação: 15/05/2023, 16:38