Revista de arte pernambucana idealizada por alunos da UFPE lança segunda edição

Evento de lançamento será realizado no dia 11 no Casarão das Artes, no Centro do Recife

A revista pernambucana de artes visuais Propágulo, produzida por seis estudantes de diferentes cursos da UFPE, terá sua segunda edição lançada no próximo dia 11, das 15h às 23h, em evento gratuito e aberto ao público no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, 121, Recife Antigo). A publicação foi impressa com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e busca aprofundar o diálogo entre o público e a produção dos novos artistas da cena local. Para a segunda edição do projeto, que aborda os limites e fronteiras do processo artístico, foram entrevistados Cecília Gallindo, Xadai Rudá, Biaritzzz e o UM Coletivo.

No evento, além da comercialização da revista, que custa R$ 15, e de outros produtos da Propágulo, acontecerão performances, projeções e instalações mediadas pelos artistas envolvidos nesta edição. Dentre as atrações confirmadas, estão o coletivo Bartira, que trabalha com pirofagia e dança no resgate da ancestralidade feminina, o grupo de rap FemiGang e as Djs Libra e Mayara Cajueiro, que comandam o set da noite. Acontecerá também uma exposição com obras dos artistas que participaram do impresso. Todo o dinheiro arrecadado nas vendas será utilizado para o financiamento da terceira edição da revista.

Por trás da Propágulo, está uma equipe interdisciplinar formada pelos alunos da UFPE Guilherme Moraes e Thaysa Aussuba, estudantes de Artes Visuais; Heitor Moreira, de Design; Nathália Sonatti, de Jornalismo; Rodrigo Souza Leão, de Publicidade e Propaganda; e Bruna Lira, de Psicologia. Para a concretização da segunda edição, eles contaram também com a participação de duas redatoras convidadas, Débora Rodrigues e Manuella Valença, ambas estudantes de Jornalismo, além do apoio de artistas e estudiosos da área, como a professora Annaline Curado e a youtuber Vivi Villanova.

REVISTA – O projeto, cujo conteúdo é focado no processo criativo dos novos artistas pernambucanos, surgiu em 2017, através da inquietação do grupo em relação à escassez de mídias que aprofundassem a conexão do público com as artes visuais. A primeira edição, lançada em dezembro do ano passado, abordou o figurativo humano e foi viabilizada através de um financiamento coletivo, sendo todos os exemplares esgotados em menos de seis meses.

Propágulo

propagulo@gmail.com