Restaurante Universitário do Campus Recife da UFPE reabre nesta quarta-feira (10)

Hoje (8), há uma programação especial, com o equipamento aberto à visitação para apresentação das instalações; e amanhã (9), será oferecida feijoada gratuita, das 12h às 14h

O Restaurante Universitário (RU) do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será reaberto, nesta quarta-feira (10), para pleno atendimento à comunidade acadêmica, com início às 7h para o desjejum. Antes, porém, há uma programação especial: hoje (8), o equipamento está aberto à visitação para apresentação das instalações e compartilhamento de informações; e amanhã (9), será oferecida uma feijoada gratuita, das 12h às 14h.

A partir da quarta-feira (10), o local funcionará de segunda a sexta-feira, durante 11 meses do ano, trabalhando com desjejum (das 7h às 8h), almoço (das 10h30 às 14h30) e jantar (das 17h às 19h), com previsão de que sejam servidas 6.800 refeições por dia. O público-alvo prioritário são os estudantes de graduação, mas alunos de pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e visitantes também poderão utilizar o serviço.

Os alunos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada e aprovados em edital da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) terão a refeição totalmente subsidiada pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os demais estudantes de graduação e pós-graduação terão 60% do valor da refeição subsidiados por recursos próprios da UFPE (almoço custará R$ 4,78; e jantar será R$ 4,88). Servidores e visitantes pagarão o valor integral da refeição: desjejum: R$ 10,31; almoço: R$ 11,95; e jantar: R$ 12,20. No caso do desjejum, apenas os beneficiados pelo Programa de Moradia Estudantil terão gratuidade. As demais pessoas devem pagar o valor integral, caso queiram fazer essa refeição.

“A ampliação do Restaurante Universitário faz parte de um conjunto de políticas de acesso e permanência fundamentais para a Universidade Federal de Pernambuco. Não é apenas uma ampliação do espaço físico, mas do modelo de funcionamento para atender a toda nossa comunidade. Com essa conquista, vamos agora trabalhar para a abertura do RU do Centro Acadêmico de Vitória”, destaca o reitor Alfredo Gomes.

“A entrega do Restaurante Universitário reformado e ampliado representa também uma mudança muito importante no Programa de Alimentação e Nutrição da UFPE, que, ao passar a subsidiar parcialmente refeições para todos estudantes de graduação e pós-graduação, amplia a política estudantil da nossa Universidade, qualificando ainda mais a permanência dos nossos estudantes”, afirma o pró-reitor para Assuntos Estudantis, professor Fernando Nascimento.

O cardápio do restaurante será composto por entrada, prato principal (com opção vegetariana), guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida. Serão servidos diariamente 400 desjejuns, 4 mil almoços e 2.400 jantares. Para utilizar o RU, os estudantes de graduação e pós-graduação devem fazer um cadastro biométrico. “Devem se cadastrar apenas os que vão receber algum tipo de subsídio: ou recebem os 100%, ou os 60%. Então, o servidor não precisa fazer o cadastro porque ele compra o tíquete e entra para fazer a refeição”, explica a diretora de Alimentação e Nutrição do RU, Karina Correia da Silveira, que também é professora do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CSS), Campus Recife.

O cadastro é feito no próprio Restaurante Universitário, no horário de funcionamento do RU, mediante apresentação de documento de identificação com foto e CPF. O procedimento é feito em fluxo contínuo, ou seja, sem prazo estipulado.

REFORMA - O RU do Campus Recife foi inaugurado em 2011. O projeto é do arquiteto, urbanista e professor aposentado da UFPE Ênio Eskinazi. Recentemente, o espaço passou por obras de ampliação e climatização do salão para refeições; reparos na coberta e forro do bloco da cozinha, além da troca de revestimentos de piso; construção de rampas para a saída de emergência e para a saída comum do salão; alteração do leiaute da administração do RU; e construção de bancada na saída do salão do restaurante para lavagem de copos dos usuários.

Data da última modificação: 09/05/2023, 17:17