Representantes da UFPE nas Paralimpíadas de Tóquio somam experiência e reconhecimento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) marcou presença nas Paralimpíadas de Tóquio por meio dos seus representantes. Foram três paratletas, três componentes de equipes técnicas, incluindo o servidor Luiz Carlos de Araújo, além da professora Ana Paula de Lima Ferreira, que atuou como fisioterapeuta. Os jogos foram realizados, no período de 24 de agosto a 5 de setembro, no Japão. Na bagagem, a experiência e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

“Isso ressignifica muito o papel da universidade pública brasileira, mais especificamente da UFPE, no que tange à sua contribuição social”, afirmou o diretor da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, Vilde Menezes. Ainda segundo ele, a política de esporte da Universidade contempla amplamente o conjunto da sociedade pernambucana, incluindo crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, de forma a promover a qualidade de vida e a saúde dos praticantes.

Atletas e técnicos ficaram satisfeitos com resultados

Na bocha paralímpica, a paratleta Andreza Vitória Ferreira de Oliveira terminou sua participação no 18º lugar individual e em 5º lugar por equipe. Ainda nessa modalidade, houve dois representantes da UFPE na comissão técnica brasileira: o treinador Luiz Carlos de Araújo (conhecido como Luizinho) e a assistente esportiva Poliana Silva Santa Cruz.

No paratletismo, foram duas paratletas: Ana Claudia Maria da Silva ficou na 10ª colocação na prova dos 100 metros rasos e no salto em distância; e Leylane de Castro dos Santos Moura ficou em 5º lugar no arremesso de peso. Já Ismael Marques da Silva atuou como treinador.

As três paratletas da Universidade que disputaram as paralimpíadas fazem parte do Projeto Paratleta da UFPE, coordenado por Luiz Carlos de Araújo e que, desde 2002, promove o acesso à prática esportiva para pessoas com deficiência. Já Poliana Santa Cruz foi estudante de Educação Física da UFPE e monitora do projeto na bocha até assumir como técnica. E Ismael Marques da Silva começou como staff no paratletismo até se tornar técnico.

“Essa é a minha terceira experiência em Paralimpíadas e, como as outras, cada uma tem a sua particularidade. É muito gratificante trabalhar nesse segmento vendo a superação dessas atletas nas competições que participam, percebendo o resultado de todo o seu trabalho realizado durante este ciclo de quatro anos”, celebrou Luizinho, que também é o coordenador administrativo da Segel. Como um dos treinadores do Brasil na bocha, ele comemorou a conquista de duas medalhas de bronze dos paratletas José Carlos Chagas (classe BC1) e Maciel Santos (classe BC2), que não são vinculados à UFPE.

Na visão de Luizinho, a competição traz ganhos não apenas profissionais, mas também pessoais. “Para os técnicos, o reconhecimento de todo o seu trabalho realizado nos treinamentos e nas competições com a sua convocação para compor a seleção brasileira em suas respectivas modalidades, representando todos aqueles profissionais que trabalham no segmento no Brasil. Para os atletas, o reconhecimento de todo o seu esforço, dedicação, superação aos treinamentos e competições, culminando com a sua convocação para o maior evento mundial do segmento”, disse.

FISIOTERAPIA – A professora Ana Paula de Lima Ferreira, do Departamento de Fisioterapia da UFPE, também fez parte da delegação nacional como fisioterapeuta da seleção brasileira feminina de vôlei sentado. Ela atua junto à Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD). A equipe conquistou medalha de bronze.

NOVO CICLO – Com o fim dos jogos de Tóquio, inicia-se um novo ciclo paralímpico para Paris 2024. A rotina de trabalhos físicos, técnicos, psicológicos e nutricionais do Projeto Paratleta será retomada plenamente com o retorno das atividades presenciais na UFPE, realizado gradualmente ainda no contexto da pandemia da covid-19.

Data da última modificação: 16/09/2021, 16:35