Reitor participa da abertura de novo Consulado Honorário da Costa do Marfim no Recife

A UFPE mantém relação com o país africano através de programas federais para estudante (PEC-G e PEC-PG)

Alfredo Gomes e Madson Góis Diniz (à esq) prestigiam inauguração

O reitor Alfredo Gomes e o diretor de Relações Internacionais da Universidade, Madson Góis Diniz, participaram na última quarta-feira (11) da abertura do novo Consulado Honorário da Costa do Marfim no Recife. Na ocasião, foi apresentada a nova cônsul, Giovanna Pessoa, pelo embaixador da Costa do Marfim, Lamine Kanté, que mencionou as relações de irmandade e proximidade entre os dois países. A República da Costa do Marfim é um país africano, limitado a norte pelo Mali e Burkina Faso, a leste por Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e Guiné. Sua capital é Yamoussoukro, mas a maior cidade é Abidjan.

A UFPE mantém relação com o país africano através de programas federais para estudante por meio de convênio entre os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores: PEC-G e PEC-PG.

De acordo com o reitor Alfredo Gomes, a presença de um novo consulado africano reforça a dinâmica sul-sul e as relações entre Pernambuco e África. “A presença da UFPE no evento fortalece esses laços de pertencimento”, afirmou. Segundo o professor Madson Góis, a escolha da cidade do Recife para um novo consulado é estratégica. Recife é a 3ª cidade brasileira com mais agentes consulares. “Além disso, a UFPE vem capitaneando um forte movimento de ressignificação das relações internacionais no âmbito do estado de Pernambuco e Nordeste”, disse o diretor.

Data da última modificação: 17/11/2020, 16:51