Notícias Notícias

Voltar

Reitor da UFPE visita instalações do Porto Digital

Visita teve o objetivo de construir parcerias e fortalecer as ações conjuntas já existentes

Instalado no centro histórico do Bairro do Recife, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. O empreendimento, um dos representantes da nova economia do estado, foi visitado pelo reitor Alfredo Gomes na tarde da última sexta-feira (31). A visita teve como objetivo ampliar o diálogo entre a UFPE e o Porto Digital no sentido de construir parcerias e fortalecer as ações conjuntas já existentes. 

Foto: Peterson Mayrinck/Porto Digital

Inovação e criatividade estiveram na pauta do encontro

“Esse ambiente de inovação nos inspira muito no que diz respeito ao espaço no qual a UFPE está inserida”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “É preciso repensar nossos espaços para que possamos trazer experiências de inovação. Esse diálogo é algo para o qual estamos abertos para que possamos debater as várias possibilidades com o Porto Digital”, completou o reitor.

Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 330 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo; emprega mais de 11 mil profissionais e empreendedores; e apresenta um faturamento anual acima dos R$ 2 bilhões. “O Porto Digital nasceu da UFPE. A conjunção das duas entidades é a maior possível, e tem muita coisa que a gente pode aproximar agora, como a parte de empreendedorismo e inovação”, avaliou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Durante a visita, foram conhecidos de perto dois espaços que compõem o Porto Digital. O primeiro deles foi o Portomídia. Braço de Economia Criativa do Porto Digital, ele conta com laboratórios de finalização, edição de imagem, animação e ilustração, entre outros. Além de incubadora própria, o Portomídia abriga diversos programas de qualificação, exibição e desenvolvimento em áreas como design, games, mídias digitais, fotografia e música, além de dispor de equipamentos como projetor de cinema 4K e sistema de som surround JBL, voltados para a pós-produção de filmes com estrutura de cinema de verdade.

Outro espaço visitado foi o Laboratório de Objetivos Urbanos Conectados (LOUCo), ambiente para experimentação, desenvolvimento e prototipagem em fabricação digital e internet das coisas. O LOUCo é equipado com impressoras e scanner 3D, cortadora laser, fresa de precisão e uma biblioteca de softwares e sensores que permitem a estudantes, startups e empresas desenvolverem soluções para o bem-estar das grandes cidades. Além do reitor Alfredo Gomes, a visita ao Porto Digital contou com a presença do diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Pedro Carelli; do diretor do Centro de Informática (CIn), André Santos; e da diretora de Inovação da UFPE, Maira Galdino da Rocha Pitta.

PORTO DIGITAL – O Porto Digital atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades. Instalado no Bairro do Recife, já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro, o que totaliza uma área de 171 hectares. Possui ainda uma unidade avançada em Caruaru, o Armazém da Criatividade, que conta com estrutura, incubadoras e crédito próprio para desenvolver empresas em diversas áreas temáticas.

Data da última modificação: 05/02/2020, 12:28