Reitor Alfredo Gomes e professor Oussama Naouar são os mais novos cidadãos de Sertânia

Solenidade de entrega de título de cidadão aconteceu no domingo (22), na Câmara de Vereadores de Sertânia

A Câmara de Vereadores de Sertânia entregou o título de Cidadão Sertaniense ao reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e ao professor Oussama Naouar, assessor do reitor. Na oportunidade, os vereadores José Etelvino Lins Júnior (Junhão), líder da bancada da oposição, e Tadeu Queiroz (líder de governo) discursaram destacando a importância de se conceder a honraria de um título de cidadão do município a duas autoridades da área educacional e que já se mostraram comprometidos com o desenvolvimento municipal e regional. “Hoje, através de vocês, a UFPE marca presença em Sertânia com cursos de especialização e de extensão. Um avanço. Reitor Alfredo e professor Oussama, saibam que de nós terão sempre a gratidão”, destacou Queiroz.

Alfredo Gomes e o prefeito Ângelo Ferreira

Em sua fala, Oussama Naouar, que foi pró-reitor de Extensão e Cultura por três anos (2019-2022), destacou a implantação do Núcleo de Extensão e Cultura do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip) da UFPE em Sertânia, que tem proporcionado a realização de diversas atividades no município.

O reitor Alfredo Gomes agradeceu a homenagem e salientou que, como sertanejo de Ouricuri, precisou realizar seus estudos (graduação, especialização e mestrado), no Recife, e seu doutorado na Inglaterra. Considerou a importância de bolsas para o apoio a estudantes e professores que precisam se qualificar. “Esse deve ser o papel do Estado: apoiar. Nós temos uma grande esperança de retomar as políticas públicas que visam fortalecer as nossas instituições, com esse novo governo federal que se iniciou este mês.”, considerou ele.

Alfredo destacou ainda a política de interiorização universitária e a democratização do acesso às universidades públicas, fortalecido pela política de cotas e que deve incluir o fator de permanência dos estudantes em vulnerabilidade social para melhorar as nossas universidades. Finalizando sua fala, o reitor apontou três parcerias firmadas com o governo sertaniense: o Nemip, o Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB (com inscrições abertas para os cursos de Licenciatura em Geografia, Letras/Português e a especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - e a realização do projeto UFPE no Meu Quintal, com atividades a serem realizadas no período de 22 a 27 desse mês.

O prefeito Ângelo Ferreira discursou em nome dos secretários presentes e da população do município. “A gente tem que acreditar que o desenvolvimento vem com a interiorização das universidades. Isso já se deu em vários lugares. Quanto mais interiorizados, pode se observar que (as cidades contempladas com instalação de universidade) têm um crescimento extraordinário, em termos de desenvolvimento econômico, financeiro e social. A gente precisa fazer essa luta, como precisamos fazer a perenização do Rio Moxotó. A redenção de nossa região passa pela geração de emprego, de trabalho, pelas riquezas e a gente sabe que a universidade pode estar ligada a isso, pois é um outro sonho do povo de Sertânia”, disse o prefeito.

Além da população em geral, estiveram presentes secretários e servidores municipais, alunos e servidores da UFPE, da UFRN, o vice-prefeito Antônio Almeida e os vereadores Antônio Henrique (Fiapo), Edmundo Alves (Mundico), Washington Passos, Tadeu Queiroz, Galba Siqueira e Etelvino Lins (Junhão).

Data da última modificação: 24/01/2023, 09:48