Reabertura do Restaurante Universitário (RU) teve hoje (9) feijoada gratuita e retoma funcionamento normal amanhã (10)

O RU vai oferecer desjejum, almoço e jantar

Fotos: Eugênia Bezerra

Restaurante ficou cheio neste dia de almoço grátis

A programação de reabertura do Restaurante Universitário (RU) do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve continuidade, hoje (9), com a distribuição gratuita de feijoada no horário do almoço (com opção vegana, suco e fruta). Por volta das 11h, já tinha gente na fila para saborear a refeição e conhecer o resultado da reforma e ampliação das instalações.

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo acompanharam a movimentação neste primeiro dia, que funcionou como uma espécie de prévia para os frequentadores. A partir de amanhã (10), o RU retoma seu pleno funcionamento oferecendo desjejum, almoço e jantar para estudantes da UFPE, servidores e visitantes. A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) divulgou o cardápio dos próximos dias.

Reitor Alfredo Gomes, vice-reitor Moacyr Araújo e equipe prestigiaram a feijoada no RU

Uma das primeiras pessoas a experimentar o serviço da empresa que administra o RU a partir de agora foi o estudante José Kleber, que está cursando o 7º período da graduação em Geografia. “Estou com muita expectativa para a reabertura do RU, acho que ele tem um custo benefício muito bom”, avaliou ele, enquanto esperava pela abertura dos portões conversando com um grupo de discentes.

Em outro ponto da fila, estudantes do 3º período do curso de graduação em Educação Física contaram como a volta do RU contribuirá para a rotina deles a partir de agora. “Minha expectativa é grande, como nosso curso é integral, poder almoçar aqui vai ser uma ajuda pra gente”, comentou a estudante Nay Jacyana França. O estudante Carlos Henrique completou: “É que, quando iniciamos o curso, as aulas já estavam acontecendo em modo híbrido por causa da pandemia”.

“Estudo aqui desde 2018, então já tinha usado o RU. Ele é importante para nós que recebemos assistência estudantil porque o dinheiro gasto com comida é altíssimo. Além disso, ter um restaurante dentro do próprio campus nos ajuda a poupar tempo, especialmente para quem mora longe”, explicou Elais Souza, estudante da graduação em Oceanografia.

Desde cedo, filas foram formadas para acesso ao espaço, que foi reformado

Alguns estudantes também aproveitaram a manhã desta terça-feira para fazer seu cadastramento biométrico. Este registro é importante porque discentes da UFPE podem ter acesso a refeições total ou parcialmente subsidiadas no local (servidores e visitantes não passam pelo processo porque adquirem um tíquete para a refeição com o valor cheio).

Refeições incluem entrada, prato principal, guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida

QUEM PODE FAZER REFEIÇÕES NO RU DA UFPE?

Estudantes de graduação são o público prioritário do RU da UFPE, mas alunos da pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e visitantes também podem utilizar o serviço. O cardápio é composto por entrada, prato principal (com opção vegetariana), guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida. As formas de pagamento aceitas são dinheiro, PIX e cartão de crédito ou débito.

QUANTO CUSTA A REFEIÇÃO NO RU DA UFPE?

Discentes beneficiados pelo Programa de Moradia Estudantil têm gratuidade no desjejum. Alunos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham sido aprovados no edital da Proaes têm a refeição totalmente subsidiada pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os demais alunos de graduação e pós-graduação têm 60% do valor da refeição subsidiado pela própria UFPE. Para este grupo, os valores são: R$ 10,31 (desjejum, único com valor integral); R$ 4,78 (almoço) e R$ 4,88 (jantar). Servidores da UFPE e visitantes pagam o valor integral em todas as refeições: R$ 10,31 (desjejum); R$ 11,95 (almoço) e R$ 12,20 (jantar).

QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO RU DA UFPE?

O RU da UFPE funcionará de segunda a sexta-feira, durante 11 meses do ano, oferecendo refeições em três horários: das 7h às 8h (desjejum), das 10h30 às 14h30 (almoço) e das 17h às 19h (jantar).

Diretoria de Alimentação e Nutrição da UFPE (DAN)

ru@ufpe.br

Data da última modificação: 10/05/2023, 15:11