Rádio Universitária FM debate práticas integrativas e complementares no SUS

As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a experiência do Serviço Integrado de Saúde do Recife (SIS) serão debatidas no programa Jornalismo e Cidadania, na próxima segunda-feira (25), às 14h, na Rádio Universitária FM (99,9). O debate contará com a participação do coordenador do SIS, Jarbas Nunes, e do médico de família e criador do programa Atentamente, Júlio Lins. A mediação é da doutoranda em Comunicação pela UFPE Karolina Calado.

Atualmente, ioga, acupuntura, meditação, biodança, reiki e outras terapias podem ser encontradas, de maneira gratuita e integrada, em diversos municípios brasileiros. Esse atendimento é fruto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares implantada pelo governo federal em 2006. Ao reconhecer a importância dessas práticas para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas, para a prevenção e cura de doenças, o Ministério da Saúde ampliou sua multiplicidade de ofertas, no primeiro semestre de 2017, e passou a incluir 19 terapias.

No Recife, portando RG e Cartão do SUS, as pessoas interessadas nessas práticas podem se dirigir a centros como o SIS, na Rua Lindolfo Collor, nº 65, no bairro do Engenho do Meio. O acolhimento pessoal é realizado pela manhã, de segunda a sexta-feira, a partir da distribuição de, pelo menos, cinco fichas.

EXTENSÃO – O programa de rádio Jornalismo e Cidadania é uma atividade de projeto de extensão coordenado pelo professor Heitor Rocha, do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. O foco do projeto é a promoção da cidadania e do jornalismo independente.

Data da última modificação: 22/09/2017, 13:39