Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Rádio Paulo Freire lança catálogo no XII Seminário Paulo Freire
Notícias Notícias
Rádio Paulo Freire lança catálogo no XII Seminário Paulo Freire
O lançamento é parte da programação do XII Seminário Paulo Freire/XI Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire, realizado de 12 a 14 deste mês, no Centro de Educação da UFPE
A Rádio Paulo Freire lança, na próxima terça-feira (12), o catálogo da exposição “A Rádio que Paulo Freire sonhou”, que rememorou os 60 anos de criação da emissora. Primeiro veículo de comunicação do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, a Rádio Paulo Freire foi reconfigurada em 2018, como rádio-escola, sendo rebatizada então com o nome do seu criador. O lançamento é parte da programação do XII Seminário Paulo Freire/XI Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire, a ser realizado de 12 a 14 deste mês, no Centro de Educação da UFPE com entrada livre.
No catálogo, os conteúdos dos 16 painéis da exposição foram adaptados, registrando os principais resultado de uma extensa pesquisa documental em arquivos públicos e digitais nos quais foram localizados fotos, documentos e mais de 300 notícias de jornais, entre 1958 e 1965. A história da emissora que nasceu como Rádio Universidade, depois foi chamada de Universitária AM e, agora é Rádio Paulo Freire, permite recuperar o contexto histórico e os embates políticos que antecederam o Golpe de 64. A então Rádio Universidade entrou no ar em 29 de setembro de 1963, como parte do projeto de Paulo Freire de aliar educação, cultura e comunicação a partir da atuação Serviço de Extensão Cultural (SEC), onde ele desenvolveu o seu método de alfabetização de adultos reconhecido internacionalmente. Com o golpe militar de 64, o projeto emancipatório de Paulo Freire foi interrompido, a emissora sofreu intervenção e foi obrigada a assumir outro posicionamento editorial.
O catálogo será distribuído gratuitamente a bibliotecas públicas, bem como a centros e grupos de pesquisa relacionados ao legado freireano. Como a tiragem é limitada, a equipe da Rádio Paulo Freire receberá e analisará os pedidos de doação a partir do e-mail rpf@ufpe.br. As solicitações podem também ser feitas presencialmente na ocasião do lançamento. O catálogo foi produzido com apoio da Diretoria de Comunicação (Dircom) da Superintendência da Comunicação (Supercom) e do Edital Pibex 2023 da Pró-Reitoria de Extensão. O catálogo foi organizado por Yvana Fechine e Erika Simona com colaboração da equipe do projeto “A Rádio que Paulo Freire Sonhou”.
O lançamento de livros do XII Seminário Paulo Freire acontece a partir das 16h45 do dia 12, no Auditório Professor Carlos Maciel, do Centro de Educação da UFPE, onde haverá uma breve apresentação dos títulos pelos autores/organizadores.
Também serão lançados os seguintes títulos: “História, memória e saberes ancestrais: uma proposta inovadora para uma luta antirracista”; “Inquérito Paulo Freire: a ditadura interroga o educador”; “Arte indígena de Pernambuco: da Natureza Sagrada às peças da nossa cultura material”; “O amor como urgência”; “Pedagogia de Projetos: trilhando caminhos para a prática docente crítico-humanizada”; e “Nas trilhas da esperança. A presença de Paulo Freire na produção acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco”.
O XIII Seminário Paulo Freire e o XI Encontro de Cátedras e Grupos Paulo Freire ocorrem nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no Campus Recife da UFPE e no Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire). Com o tema “Conhecimento, natureza, politicidade e ética”, o evento está estruturado em mesas-redondas temáticas, rodas de conversas, sessão memória e exposição de pôsteres.