Rádio Paulo Freire, antiga Universitária AM, pede ajuda para contar seus 60 anos de história

Quem quiser contar sua história deve fazer contato com a equipe da Rádio Paulo Freire pelo WhatsApp (81) 2126.3177 ou pelo e-mail rpf@ufpe.br

A Rádio Universitária Paulo Freire, antiga Universitária AM, está completando 60 anos. Ela faz parte do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE e desde 2019, com o nome de seu fundador e em cogestão do Departamento de Comunicação Social, a emissora funciona como rádio-escola da UFPE orientada pelas ideias de Paulo Freire. Como parte das comemorações destes 60 anos de existência, a equipe da Rádio está recuperando a história da emissora através de depoimentos de antigos servidores, de pessoas que participaram de seus programas e de seus ouvintes nas suas primeiras décadas. Quem fez parte de um destes grupos ou conhece alguém que pode contribuir no resgate desta história pode fazer contato com a equipe da Rádio Paulo Freire pelo WhatsApp (81) 2126.3177 ou pelo e-mail  rpf@ufpe.br para contar sua história.

A Universitária AM 820 foi criada quando Paulo Freire esteve à frente do Serviço de Extensão Cultural da Universidade de Recife (SER/UR), embrião do que veio a se transformar depois na Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, hoje Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Denominada então Rádio Universidade, a emissora fazia parte de um projeto educacional liderado por Paulo Freire, ancorado na valorização da cultura e saberes populares e no qual o rádio também tinha papel importante. Com a recuperação do contexto social e político da época – especialmente dos movimentos de educação popular em meio aos quais a rádio foi concebida –, de pesquisa documental, do registro de depoimentos, a atual equipe da Rádio Paulo Freire pretende, além de registrar sua história em produtos radiofônico e audiovisual, contribuir com material bibliográfico para a reflexão sobre uma comunicação pública orientada pelo pensamento paulofreireano.

Para conhecer a Rádio Paulo Freire e ouvir seus programas, visite o site.

Para escutar a rádio ao vivo, procure a frequência AM 820 KHz ou acesse este link.

Rádio Paulo Freire

rpf@ufpe.br