Publicado Edital de Matrícula 2022.1 para veteranos da graduação

Matrícula será feita no Siga de 7 a 13 de junho

Os estudantes veteranos dos cursos de graduação presenciais e a distância da UFPE devem solicitar a matrícula em componentes curriculares, no período de 7 a 13 de junho, pelo Siga. As regras e o calendário completo para cada tipo de procedimento referente à matrícula constam no Edital de Matrícula 2022.1, publicado hoje (26) no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). As aulas do semestre letivo 2022.1 começam no dia 27 de junho.

A solicitação de matrícula em componentes curriculares será distribuída da seguinte forma: cursos do CAC, CCJ, CCSA, CE e CFCH, do Campus Recife, e cursos do CAV (Campus Vitória) – de 7 a 13 de junho; cursos do CCEN, CB, CCS, CCM, CIn e CTG, do Campus Recife, e cursos do CAA (Campus Caruaru) – de 9 a 13 de junho. Os alunos dos cursos da modalidade a distância poderão solicitar suas matrículas de 7 a 13 de junho.

Veja outros procedimentos e outras datas referentes ao semestre letivo 2022.1

MATRÍCULA DE RETARDATÁRIOS – dias 29 e 30 de junho. Nesse período, os retardatários de todos os cursos poderão realizar matrícula em componentes curriculares, via Siga.

MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E TRANCAMENTO DE SEMESTRE – de 21 a 30 de junho. Os estudantes poderão utilizar o prazo de modificação de matrícula para a realização, por meio do Siga, de cancelamentos sem ônus, inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo.

INGRESSANTES SISU 2022.1 (primeira entrada) – A matrícula em componentes curriculares obrigatórios relativos ao primeiro período acadêmico do curso, para os estudantes que ingressarão no semestre letivo de 2022.1, será realizada automaticamente. A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deverá ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Siga, durante o período de modificação de matrícula, sob orientação da Coordenação do curso ou de área, respeitando os prazos do calendário acadêmico. A dispensa de disciplinas deve ser solicitada junto à Coordenação do curso/área.

Os ingressantes deverão fazer o primeiro acesso ao Siga para gerar o e-mail institucional e, em seguida, deverão fazer o UFPE ID. Para mais informações, os alunos deverão entrar em contato com a Coordenação do curso.

Ressalta-se que a confirmação de matrícula (interesse em ocupar a vaga) deverá ser realizada pelos ingressantes de 2022.1 (via vestibular e Sisu), os quais deverão comparecer, presencialmente, à Coordenação do curso, munidos de documento oficial de identidade, até o dia 8 de julho, para assinatura de ata. É vedado o trancamento de matrícula ao ingressante durante o primeiro ano de vínculo com a UFPE, ou seja, nos dois primeiros semestres letivos.

ESTUDANTES ABI ENGENHARIAS – Durante o primeiro ano de vínculo com a UFPE (ou seja, nos dois primeiros semestres letivos), todos os ingressantes serão automaticamente matriculados, via Siga, nos componentes curriculares indicados na tabela do Manual de Procedimentos ABI-Engenharias.

ESTUDANTES CLASSIFICADOS NA REINTEGRAÇÃO – Os estudantes classificados no processo seletivo de Reintegração, em 2022.1, deverão solicitar a matrícula, por meio de acesso ao Siga, no prazo destinado ao seu curso, conforme escalonamento da matrícula dos veteranos. Para solicitar ou complementar aproveitamento de disciplinas cumpridas em outro curso, os estudantes deverão fazer contato com a Coordenação do curso para receber orientações sobre como proceder.

ESTUDANTES CLASSIFICADOS NA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E COMO PORTADORES DE DIPLOMA – Os estudantes classificados nos processos seletivos de Transferência Externa e Portador de Diploma, em 2022.1, deverão solicitar a matrícula em componentes curriculares, por meio de acesso ao Siga, exclusivamente no prazo destinado aos retardatários, isto é, nos dias 29 e 30 de junho. Para solicitar ou complementar aproveitamento de disciplinas cumpridas em outro curso, os estudantes deverão fazer contato com a Coordenação do curso para receber orientações sobre como proceder.

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS – dias 20 e 21 de junho. A oferta de vagas é opcional, definida por cada curso. Os interessados devem comparecer, presencialmente, à Coordenação do curso e preencher o formulário que será disponibilizado na internet. O formulário deve ser carimbado e assinado pela Coordenação ou Secretaria ou Escolaridade do curso de interesse. Não é permitida a matrícula em disciplinas isoladas para os estudantes com vínculo ativo com a UFPE. O pagamento da taxa só deverá ser efetuado após a assinatura da Coordenação/Secretaria/Escolaridade do curso responsável pela oferta da disciplina.

MONITORIA 2022.1 – As informações sobre monitoria podem ser obtidas aqui.

DESBLOQUEIO DE CPF – Os estudantes vinculados ao Campus Recife deverão solicitar o desbloqueio de CPF (apenas para uso do sistema Siga), via e-mail, à Escolaridade/Coordenação de seu curso ou à Coordenação de Controle Acadêmico/Prograd. Já os estudantes vinculados aos Centros Acadêmicos do Agreste (Caruaru) e de Vitória deverão fazê-lo junto à Coordenação de seu curso ou à Escolaridade do respectivo centro.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA E DÚVIDAS – A UFPE disponibilizará o laboratório de informática do Niate/CFCH, no Campus Recife, para a realização da matrícula. Para dúvidas, o estudante poderá consultar a Coordenação do seu curso.

Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
(81) 2126.8117/2126.8611/2126.7014
Data da última modificação: 27/05/2022, 15:15