Propostas da UFPE são aprovadas no Edital Facepe nº 19/2021 - Programa de Extensão Tecnológica para Governo

Cada um dos quatro projetos teve o valor aprovado de R$ 153.800,00

Quatro propostas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram aprovadas no Edital Facepe nº 19/2021 – Programa de Extensão Tecnológica para Governo – PET-GOV, cujo resultado foi divulgado em dezembro de 2021. O edital teve por objetivo contribuir para a formação qualificada de recursos humanos em nível superior no setor público do Estado de Pernambuco.

Os projetos da UFPE são “Monitoramento e gestão de indicadores de saúde de escolares de Lagoa do Carro-PE” (coordenador: Rafael dos Santos Henrique); “Tecnologias habilitadoras aplicadas a Gestão Pública de reaproveitamento de resíduos sólidos no Estado de Pernambuco” (coordenador: Tiago Felipe de Abreu Santos); “Novos Olhares: desvendando a avaliação de políticas sob o lócus tecnológico” (coordenador: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto); e “Qualificação de recursos humanos para Implementação do Building Information Modeling no setor público do Estado de Pernambuco” (coordenador: Max Lira Veras Xavier de Andrade). Cada um dos projetos teve o valor aprovado de R$ 153.800,00.

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) – O projeto “Qualificação de recursos humanos para Implementação do Building Information Modeling no setor público do Estado de Pernambuco”, do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2) da UFPE, é um dos aprovados nesse edital. O projeto trata de um curso de extensão tecnológica (PET-GOV) para servidores públicos do Estado de Pernambuco que lidam com a concepção, desenvolvimento, aprovação/avaliação, contratação, execução, manutenção ou operação de obras públicas. O objetivo é capacitá-los para que possam implementar o BIM em seus setores.

A Facepe selecionou cinco órgãos, cada um com uma equipe de cinco funcionários. São eles: Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura de Recife, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, Compesa, Prefeitura de Ipojuca e Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco. Haverá dois meses de aulas e mais quatro meses para as cinco equipes desenvolverem um MVP.

A primeira parte do projeto de extensão trata de um curso de capacitação, que começa na próxima segunda-feira (31) e termina no dia 1º de abril. A segunda parte é dedicada ao desenvolvimento de uma atividade de inovação a partir dos problemas reais de cada um dos órgãos públicos participantes.

Além do coordenador, professor Max Andrade (Departamento de Expressão Gráfica/UFPE), esse projeto conta com a participação dos professores Cristiana Griz (Departamento de Expressão Gráfica/UFPE), Leticia Mendes (Departamento de Expressão Gráfica/UFPE), Luiz Amorim (Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFPE) e Bianca Vasconcelos (Departamento de Engenharia Civil/ Universidade de Pernambuco – UPE), além dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE Edwin Frade Vidal, Emmanoel Roberto da Silva Neri, Heron Santos, Isabella Rodrigues Oliveira da Silva e Larissa Ferreira Falavigna e da aluna da Pós-Graduação em Engenharia Civil da UPE Marília Bezerra Tenório Cavalcanti.

Os professores Max Andrade e Cristiana Griz também são coordenadores da Célula BIM-UFPE. Conheça mais sobre esse tema aqui.

Data da última modificação: 28/01/2022, 17:12