Proposta de resolução visa normatizar inserção curricular da extensão na graduação

Minuta foi debatida com coordenadores de cursos de graduação e chefes de departamento e ainda será avaliada por estudantes e diretores de centros

Representantes das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Graduação (Prograd) reuniram-se, na terça-feira (26) e na quarta (27), no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), com os coordenadores de cursos de graduação e chefes de departamento para debater a proposta de resolução que deve normatizar o processo de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o diretor de Extensão, Flávio José; e a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Roseane Silva. O reitor Alfredo Gomes também participou das discussões na tarde de quarta-feira (27).

Eventos foram realizados no auditório do CCEN

Oussama Naouar explicou que a reunião foi uma oportunidade de apresentar a resolução de curricularização e explicar como vem se dando uma orientação mais formativa, com caráter de assessoria pedagógica, a todo o processo. “Nós tentamos simplificar a ferramenta institucional. Estamos com uma resolução bastante curta, de quatro páginas, mas que aborda os principais pontos necessários para a efetivação dessa reforma que é a curricularização”, pontuou.

O pró-reitor lembrou a reunião aconteceu após uma fase de diagnóstico, em que houve diálogo com os atores da extensão e da graduação. “Tivemos muitos feedbacks, muitas contribuições trazidas pelos coordenadores de curso e coordenadores setoriais de extensão, pontos que de fato acrescentam à resolução a fim de aprimorá-la”, destacou. Para Oussama, esse momento também foi importante do ponto de vista da democratização da instituição. “Eu creio que é este o caminho para essa demanda desafiadora que é processo de curricularização: o da construção coletiva dentro da Universidade”, considera.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, o evento foi proveitoso, atingiu as expectativas e gerou muitas contribuições. Magna explica que a minuta de resolução está sendo revista, validada e aperfeiçoada. Para ela, isso vai contribuir para que a resolução tenha mais o perfil da Universidade e, de fato, seja aprovado algo efetivo para os cursos. “Esperamos, assim, que a resolução consiga penetrar em todos os cursos e atinja o maior número de estudantes, docentes e técnicos, tendo em vista que temos como objetivo integralizar a extensão dos cursos e fazer a curricularização para que os estudantes possam se formar com, no mínimo, 10% da carga horária em extensão”, destaca.

Ainda estão programados mais dois encontros para debater o tema, um no dia 2 de agosto, com diretores de centro, no Gabinete do Reitor, e outro no dia 3 de agosto, com os estudantes, no Auditório João Alfredo, na Reitoria. Após as discussões, que seguem uma dinâmica de perguntas e respostas, será elaborado um documento final para ser apresentado nos Conselhos Universitário e de Administração para análise.

Data da última modificação: 29/07/2022, 16:33