Notícias Notícias

Voltar

Prontuário Digitalizado começa a ser utilizado no HC

Digitalização vai reduzir riscos de extravio e acúmulo de documentação

Mais segurança para o paciente e para a equipe de assistência contra o extravio ou perda de informações do prontuário médico, maior durabilidade dos documentos e maior economia de tempo e de recursos empregados com a manutenção e guarda de uma imensa quantidade de papel. Essas são algumas das vantagens do Prontuário Digitalizado, que está sendo implantado no Hospital das Clínicas da UFPE. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, destaca que o prontuário do paciente é a base da comunicação entre os profissionais, sendo o documento que reúne o histórico médico do paciente. “Nele, constam informações que garantem a continuidade da linha de raciocínio, dos diagnósticos e tratamentos propostos. Até pouco tempo a maioria dos prontuários eram físicos e geravam grandes volumes de documentação o que implicava em riscos de extravios entre outras situações. A digitalização vai diminuir esses volumes e riscos”, explica o gestor.

A segurança dos dados dos pacientes é outro fator importante nessa migração, sendo maior a confiabilidade no meio digital graças às ferramentas inerentes ao sistema, que deixa registros das atividades, assegurando a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento digital. “Sem dúvida, a digitalização garante maior segurança das informações dos prontuários”, ressalta Filipe Carrilho.

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Melo, “a digitalização é uma mudança de paradigma que vai trazer melhorias na assistência, no ensino e na pesquisa do hospital” ao promover eficiência e economicidade.

A digitalização de prontuários médicos é regida pela Lei nº 13.787/18 que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente.

Data da última modificação: 09/09/2021, 15:20