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Projeto Revid UFPE cria rede de apoio aos estudantes no ensino-aprendizagem remoto

Iniciativa conta com quatro curadores disponíveis para tirar dúvidas dos alunos e uma equipe multidisciplinar

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco e o Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais (Educat), da Diretoria de Inovação UFPE/Positiva, uniram-se para desenvolver uma rede de acompanhamento e suporte ao estudante durante a pandemia da Covid-19. O projeto Rede de Vivências para Inclusão Digital da UFPE (Revid UFPE) já está atendendo os alunos dos campi Recife, Caruaru e Vitória que receberam tablets por meio do Programa de Inclusão Digital para o período de ensino remoto e híbrido, e diversas atividades também são acessíveis a toda a comunidade acadêmica.

A Revid visa a facilitar o ensino-aprendizagem no modelo remoto. Para isso, foi criada uma rede de apoio ao estudante com materiais didáticos e estratégias de estudo, pedagógicas e de suporte à instrumentação. Entre as ações estão oficinas, grupos no WhatsApp e um fórum interativo. A iniciativa conta com quatro curadores disponíveis para tirar dúvidas dos alunos e uma equipe multidisciplinar constituída por pesquisadores das áreas de Jornalismo, Tecnologia e Design para fortalecer a rede.

Segundo o coordenador geral do projeto, professor Marcos Barros, a Revid tem utilizado a mentoria e a curadoria nas atividades pedagógicas com os alunos, atreladas a referenciais consolidados da Gênese Instrumental, Aprendizagem Móvel e Inclusão Digital. “Através de uma plataforma de suporte ao ensino, envolvendo toda comunidade universitária, o projeto envolve ensino, pesquisa, extensão e inovação em sua constituição por acreditar na dimensão holística do processo formativo do indivíduo”, explica ele.

As oficinas, por exemplo, são pensadas para auxiliar tanto em processos específicos, como o uso do vídeo no ensino remoto, quanto na compreensão de aplicações que estão sendo utilizadas na UFPE, como o Google Classroom. Em outro aspecto, os curadores, por serem graduandos, têm facilidade de perceber as dificuldades dos seus colegas e trazer para os professores e profissionais da equipe as demandas em relação ao ensino remoto dos grupos de estudantes.

A Revid tem como principal público-alvo 1 mil graduandos e estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) em vulnerabilidade socioeconômica que estão recebendo tablets durante a pandemia, por meio do Programa de Inclusão Digital da UFPE, capitaneado pela Proaes. Mas grande parte das atividades é acessível a toda a comunidade acadêmica via portal do projeto e redes sociais (confira os endereços). Uma delas é a live sobre a atuação dos curadores do fórum, transmitida no YouTube no último dia 4.

“O projeto Revid é uma parceria muito importante para o Programa de Inclusão Digital da UFPE, pois permite que nossa Universidade não apenas entregue um equipamento com chip e plano de dados para os estudantes mais vulneráveis, mas que também ofereça um acompanhamento técnico e pedagógico com especialistas e pesquisadores qualificados na área de ensino e de tecnologia. Assim, a UFPE cumpre sua missão de transformação social através da inclusão e democratização do ensino superior público”, argumenta o pró-reitor para Assuntos Estudantis, professor Fernando Nascimento.

A Revid foi iniciada em agosto de 2020, sob a coordenação dos professores Marcos Barros, Maria Auxiliadora Padilha e Verônica Gitirana, que coordenam o Hub Educat. O projeto está previsto para acontecer até julho de 2022. Mesmo após esse período, a ideia é manter ativa uma plataforma que possa dar suporte ao ensino remoto e que continue em funcionamento por tempo indeterminado, servindo de modelo para outras instituições de ensino.

Mais informações
Revid
revidufpe@gmail.com

 

Data da última modificação: 12/02/2021, 21:44