Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Projeto promove ações em escolas públicas pela campanha do Setembro Amarelo
Notícias Notícias
Projeto promove ações em escolas públicas pela campanha do Setembro Amarelo
Atividades são realizadas com crianças e adolescentes entre dez e 19 anos
Equipe formada por integrantes do grupo de pesquisa “Comportamentos e transtornos alimentares” e do projeto de extensão “Adolescer” está realizando, neste mês de setembro, ações em escolas públicas de Pernambuco com a temática “Valorização da vida”. As atividades se inserem na campanha do Setembro Amarelo. A equipe do projeto aborda o bullying por ser um dos fatores mais associados a ideações e tentativas de suicídio. As atividades são realizadas com crianças e adolescentes entre dez e 19 anos em várias cidades do estado. O grupo de pesquisa é liderado pela professora Rosana Ximenes, de área de Anatomia do Centro Acadêmico de Vitoria (CAV), e pelo professor Everton Botelho Sougey, do Departamento de Neuropsiquiatria.
O projeto Adolescer existe desde 2012 e realiza ações de prevenção em saúde para adolescentes, suas famílias, professores e também para a comunidade próxima às escolas. A equipe que visita as escolas é formada por profissionais e estudantes de mestrado, doutorado e de residência da área de saúde, além de alunos de graduação de Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Saúde Coletiva e Ciências Biológicas do CAV. Os alunos passaram por um treinamento com psicólogos.
As escolas que já foram visitadas são a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, de Vitória de Santo Antão, em 23 de agosto. Em 5 de agosto, foram visitadas a Escola Maciel Pinheiro e a Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, no bairro da Torre do Recife. Nos dias 13 e 18, o projeto estará presente em Bezerros, no Centro Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Cemaic) e na Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos. O CAV providenciou transporte para os alunos em todas as ações.
Mais informações
Tiago Barbosa
(81) 98297.6649
Rosana Ximenes
rosana.ximenes@ufpe.br
Instagram do projeto @adolescervitoria