Projeto Pirráias da Periferia retoma as atividades neste mês

Atividade passará por uma ampliação, a partir de julho, para abranger também a comunidade da Portelinha, em San Martin

O projeto de extensão Pirráias da Periferia, criado em 2009 pelo professor José Luis Simões, do Centro de Educação (CE) da UFPE, retoma as atividades neste mês. A iniciativa vai atender mais de 300 crianças e adolescente, de oito a 17 anos, com práticas esportivas, aulas de futebol e apoio psicopedagógico nos bairros do Coque, Várzea, Linha do Tiro, Morro da Conceição, Ibura (UR-5), Vasco da Gama e passará por uma ampliação, a partir de julho, para abranger também a comunidade da Portelinha, em San Martin.

Para participar basta entrar em contato, através do direct do Instagram do projeto @pirraiasdaperiferia, ou pelo Whatsapp (81) 99601.4282. A inscrição é efetivada após a comprovação da matrícula escolar da criança ou adolescente e da autorização do pai/mãe ou responsável.

Estão abertas as inscrições para novos voluntários estudantes de Educação Física. A inscrição deve ser feita via WhatsApp (81) 99601.4282. O objetivo do projeto é unir esporte e educação em favor do fortalecimento da cidadania de jovens das periferias do Recife. Além do professor José Luís, outras 29 pessoas – entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias – compõem a equipe que executa as atividades de forma voluntária. Com a extensão do projeto para Portelinha, a expectativa para 2022 é atender mais de 400 crianças e adolescentes.

Segundo o professor José Luis, o Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade, foi fonte de pesquisas científicas e artigos acadêmicos e, em 2018, virou história em quadrinhos pela Editora Liceu, com roteiro do professor Fábio Paiva (DFSFE/CE).

Em 2021, o projeto contou com um estande na Bienal do Livro de Pernambuco e motivou o professor da UFPE a pedalar do Recife a São José dos Campos (SP), em uma campanha de arrecadação de doações para a realização do Festival Pirráias da Periferia, que aconteceu no mês de dezembro daquele ano, no Núcleo de Educação Física da Universidade, e conseguiu distribuir mais de 100 pares de chuteiras novas para as crianças atendidas pelo projeto.

Em 2023, além da ampliação do projeto, a expectativa é de participação da Bienal do Livro de Pernambuco com estande próprio, além de publicações que serão lançadas durante o ano, inclusive, na plataforma de lançamentos da Bienal do Livro.

Calendário do projeto

06 a 15/06: Inscrições para novos voluntários (pelo Instagram ou Whatsapp)
06/06 a 30/06: Inscrição de crianças e adolescentes (pelo Instagram ou Whatsapp)
17/06: 10h, no hall do Centro de Educação: reunião com equipe do projeto