Notícias Notícias

Voltar

Projeto Janelas da Dança do Recife promove atividades virtuais sobre a história e importância das danças na capital pernambucana

Projeto contará com uma série de encontros virtuais que acontecerão às segundas-feiras, das 17h às 19h

A professora Roberta Ramos Marques, do Departamento de Dança da UFPE, coordena o projeto de extensão “Janelas da Dança do Recife”, que surge como um braço da disciplina eletiva “Tópicos em História da Dança do Recife” e tem o objetivo de fazer uma abordagem não-linear e descentrada de histórias da dança do Recife em diversos contextos (geográfico, social, econômico, cultural), sob uma compreensão que considera a heterogeneidade e as várias temporalidades dos períodos históricos. O projeto contará com uma série de encontros virtuais que acontecerão às segundas-feiras, das 17h às 19h, através da plataforma Zoom.

Intitulada “Conversas de Janela”, a ação está dividida em sete encontros. Iniciados no último dia 26, eles vão até o dia 23 de agosto e serão formados por atividades de caráter prático-teórico divididas em exposição dos conteúdos, com o auxílio de apresentação de material audiovisual, textos, músicas, entre outros documentos relacionados aos contextos de danças tratadas. Também haverá seminários ou compartilhamento de podcasts para compartilhamento das pesquisas que serão realizadas pelos/as estudantes da disciplina; debates com pessoas convidadas pertinentes às temáticas de cada encontro; experimentação corpórea como modo de aprendizado; e a construção e fruição de experimentos historiográficos, exercício artístico envolvendo um interesse por discutir questões de história e memória da dança.

O público terá a possibilidade de se inscrever on-line em aulas/seminários sobre temas específicos; ou acompanhar todos os encontros, nesse caso, constituindo assim um curso de curta duração.

As certificações de participação poderão ser em duas modalidades: participação em evento, com a carga horária correspondente ao montante de encontros em que houve a participação (variando de duas horas a 18 horas) e participação em curso de curta duração (total de 30 horas), desde que haja frequência em, pelo menos, 20 horas da carga horária total do curso. As inscrições são gratuitas e serão feitas por um formulário eletrônico, no qual será possível optar pela modalidade de participação desejada.

Mais informações
Professora Roberta Ramos – coordenadora do projeto

roberta.rmarques@ufpe.br
Sicillia Cabral – monitora do projeto
sicillia.cabral@ufpe.br

Data da última modificação: 29/06/2021, 17:29