Projeto Fabricac auxilia na reativação de sete leitos para Covid-19 em hospital no Recife

Parceria entre os dois grupos do CAC foi responsável pela impressão de mais de 20 mil escudos faciais desde o início da pandemia

O Projeto Fabricac – Fabricação Digital no Combate à Covid-19, do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), produziu soluções para respiradores hospitalares que permitiram a reativação de sete leitos de um hospital no Recife, que estavam fechados devido à escassez de suprimentos. O material foi feito por meio de impressão 3D no Fabricac, projeto que reúne o Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D), do Departamento de Expressão Gráfica, e o Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I), do Departamento de Design.

De acordo com o professor Walter Franklin, do LaCA²I, a demanda partiu do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), que explicou a necessidade do hospital. O Fabricac conseguiu criar uma solução utilizando tecnologias de fabricação digital para uma necessidade regular desses equipamentos. O trabalho é realizado através de demandas dos próprios hospitais. A produção conta com o apoio da Reitoria da UFPE e recursos do Ministério Público do Trabalho na aquisição de insumos e equipamentos, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE.

O professor Sadi Seabra, do Grea3D, explica que o objetivo da Fabricac é o desenvolvimento de artefatos a partir da materialização digital. A equipe começou a criar produtos voltados ao combate da pandemia da Covid-19 para suprir a escassez de materiais necessários que estavam em falta na cadeia produtiva. “O trabalho ágil é uma das características proporcionadas pela impressão 3D”, afirma Seabra. O projeto conta com oito estudantes de graduação (de Licenciatura em Expressão Gráfica e Engenharias) e com a colaboração do técnico em eletrônica Rodrigo Alves Oliveira, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), formado em Design de Produto.

A parceria entre os dois grupos do CAC já foi responsável pela impressão de mais de 20 mil escudos faciais desde o início da pandemia.  O equipamento de proteção individual é impresso a um custo baixo e doado para hospitais. Com o barateamento e a maior disponibilidade das máscaras, a ideia agora é priorizar outros produtos, como barreiras protetoras de acrílico para áreas de atendimento, afastadores entre a máscara e o rosto (úteis para os estudantes de Canto da UFPE) e protetores de orelha (“ear saver”) que aliviam a pressão dos elásticos das máscaras, além de atender a demandas específicas dos hospitais.

Projeto Fabricac

projetofabricac@gmail.com