Projeto de extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco lança e-book sobre a reconstrução do serviço social no Nordeste

O livro foi organizado pelo professor Adilson Aquino Júnior e está disponível para download gratuito

O projeto de extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE), vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou esta semana o e-book “A reconstrução histórica do Serviço Social no Nordeste”. O livro, organizado pelo professor de Serviço Social da UFPE Adilson Aquino Júnior, discute sobre as particularidades históricas do Serviço Social, em especial a respeito das tendências que tipificam a trajetória da profissão em Pernambuco, mas também no Nordeste. O e-book está disponível para download de forma gratuita. Os textos constituem o resultado de estudos exploratórios avançando na apreensão de dimensões na trajetória do Serviço Social em Pernambuco até então inexploradas.

A esse conjunto, agregam-se sistematizações oriundas de pesquisas sobre o desenvolvimento do Serviço Social no Nordeste; as contribuições de docentes de outros estados, que permitiram alargar o raio de mirada sobre a trajetória regional da profissão; além das sínteses teóricas derivadas de uma pesquisa de mestrado em andamento, dedicada às particularidades regionais do processo renovador no Nordeste. Dentre os artigos publicados, apresenta-se um estudo sobre a atuação de Paulo Freire na Escola de Serviço Social de Pernambuco, explorando os primórdios da Educação Popular.

A ação de extensão universitária Memória e História do Serviço Social em Pernambuco desenvolve ações em três planos: organização e publicização do acervo histórico e de documentos do Serviço Social em Pernambuco; incentivo a estudos sobre as dimensões e tendências da profissão no estado; e disseminação de conhecimentos sobre essa história e memória. A pretensão é contribuir com o acesso público a documentos, e com a produção científica vinculada a história do Serviço Social e de instituições sociais do estado de Pernambuco.

Site do Memória e História do Serviço Social em Pernambuco
Instagram do projeto @mehsspe