Projeto de extensão do CAA promove webinário sobre fundamentos e aplicações de sensores de fibra óptica

Palestrante será Henrique Patriota Alves, integrante do Núcleo de Dispositivos Ópticos, Eletrônicos e Magnéticos (Nudom)

“Sensores à fibra óptica: fundamentos e aplicações" é o webinário que será realizado amanhã (28), às 17h, pelo projeto de extensão Cicit, coordenado por alunos e professores do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O webinário será transmitido pelo canal no YouTube do Nicen. O palestrante será Henrique Patriota Alves, integrante do Núcleo de Dispositivos Ópticos, Eletrônicos e Magnéticos (Nudom) do CAA e do Grupo de Sensores e Instrumentação do Departamento de Eletrônica e Sistema (DES) da UFPE.

Resumo

Na década de 60, duas grandes invenções revolucionaram as telecomunicações: em 1960, a do laser e em 1966, a das fibras ópticas. Os avanços nas pesquisas em lasers e fibras ópticas impulsionaram a idealização e desenvolvimento de sensores à fibra óptica para diversas aplicações. Atualmente, os sensores à fibra óptica são obtidos nas mais diversas configurações e são capazes de detectar diferentes tipos de grandezas e fenômenos: temperatura, corrosão, concentração de gases, índice de refração, campo magnético, concentração de substâncias etc. Nos sensores de fibra óptica, diferentes efeitos ópticos podem proporcionar a detecção da grandeza ou fenômeno de interesse, tais como: espalhamento, interferometria, ressonância de plásmon de superfície, ressonância de modo dissipativo, perda por absorção, polarização, reflexão e refração, entre outros. Esses efeitos podem alterar a amplitude, fase, estado de polarização e geração de novas frequências da onda eletromagnética guiada na fibra óptica. Por fim, do ponto de vista das inovações tecnológicas, os sensores de fibra óptica podem ser os elementos chave para a Indústria 4.0, que traz o desenvolvimento das cidades inteligentes, redes elétricas inteligentes e fábricas inteligentes.

Data da última modificação: 27/04/2022, 18:27