Projeto de extensão de Expressão Gráfica distribui cartões postais com imagens elaboradas pelos estudantes

Atividade foi contemplada no Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais (2ª Abertura) da Proexc

Em tempos de relações sociais mediadas pelo computador e pelo celular, uma ação realizada pelo Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) buscou reviver a alegria de enviar – e receber – um cartão postal. O projeto de extensão “Arte com destino: cartões postais da Expressão Gráfica” distribuiu mais de 8 mil cartões baseados em trabalhos dos estudantes da licenciatura na disciplina “Desenho Aplicado às Artes Visuais”, sob a coordenação da professora Auta Laurentino.

Cartões postais foram enviados para várias cidades do Brasil

“Pelos relatos da equipe e agradecimentos postados nas redes sociais, de quem recebeu os cartões postais, conseguimos promover momentos de alento em plena pandemia. Revivemos a prática de enviar cartões postais num momento em que as relações e imagens, muitas vezes, são virtuais”, explica a docente. O projeto foi contemplado no Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais (2ª Abertura) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

De acordo com a professora, a disciplina trabalha com vários movimentos artísticos nacionais e internacionais, além de estudar também a geometria e a configuração de cada movimento artístico e de algumas escolas de design. De um total de 100, foram escolhidas 43 imagens de estudantes dos semestres 2020.3 (semestre complementar) e 2020.1. Originalmente feitas em formato maior (A3 ou A4), elas foram adaptadas para o tamanho do cartão postal.

Além de terem sido enviados pelos Correios para todo o Brasil, para a casa de amigos e familiares dos estudantes, eles também foram entregues em mãos para os mais próximos. “Estamos vivendo um tempo tão virtual, de tanto isolamento, então aproveitamos esse cenário para promover um momento feliz”, explica Auta, lembrando que a ação foi inusitada para os alunos, pois a maioria faz parte de uma geração que já nasceu na era do virtual e muitos nunca haviam enviado um cartão postal na vida.

EXPOSIÇÃO – Há cinco anos, a professora Auta realiza uma exposição anual de cartazes no Centro de Artes e Comunicação (CAC) com os trabalhos dos estudantes da disciplina. Este ano, devido à pandemia, a mostra está em formato virtual desde novembro do ano passado e pode ser visitada gratuitamente. A primeira exposição on-line do curso recebe o nome de “Perspectiva de casa, um olhar de dentro para fora” e traz algumas imagens que também foram impressas em formato de cartão postal.

Data da última modificação: 24/08/2021, 16:53