Projeto de extensão da UFPE promove atividade educativa sobre primeiros socorros em um contexto de cultura de paz

Atividade enfoca educação em saúde na formação de crianças e adolescentes escolares como multiplicadores

O projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) “Educação em saúde na formação de crianças e adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros, em um contexto de cultura de paz” vai realizar atividades educativas na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep, no Recife, no dia 31 deste mês, às 15h. Sob a coordenação da professora Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, a atividade é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O desenvolvimento da ação educativa em saúde trabalha com oficinas utilizando metodologias ativas, dinâmicas lúdicas e simulações no atendimento a vítimas em situação de obstrução de vias aéreas; tontura, desmaio, convulsão; hemorragia; parada cardiorrespiratória; intoxicação; choque e queimadura.

Será enfatizada a prevenção em relação à queimadura, pois a ocorrência aumenta no período junino, como também a importância do acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Destacamos a parceria e suporte da equipe gestora, professores e demais profissionais da comunidade escolar para o desenvolvimento exitoso da ação”, ressalta a professora.

A equipe é composta pelos professores Estela Maria Meirelles Monteiro, Anna Karla de Oliveira Tito Borba, Milton Cezar Compagnon e Queliane Gomes da Silva Carvalho e por 20 discentes, sendo a maioria do curso de Enfermagem, além de graduandos dos cursos de Teatro e Serviço Social, como também mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPE.

Professora Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Data da última modificação: 26/05/2022, 14:35