Projeto de extensão Adote um Vira-lata é premiado pela Nestlé Purina

A empresa de alimentos para pets da Nestlé vai doar R$ 10 mil em alimentação da Purina para cães e gatos em situação de abandono

O projeto de extensão Adote um Vira-Lata, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu, neste mês, uma premiação da Purina, que é a empresa de alimentos para pets da Nestlé. Fernando Faria, distribuidor da Purina em Pernambuco, foi bicampeão brasileiro da Campanha Desafio Solidário 2020, da Nestlé, e destinou parte do prêmio à UFPE como forma de reconhecer o projeto extensionista que atua na proteção e bem-estar animal, promovendo feiras de adoção e desenvolvendo pesquisas sobre a temática, desde 2007.

Foto: Sofia Costa Rêgo

Equipe do projeto comemora a doação feita pelo distribuidor da Purina

“Fico muito feliz em participar dessa grande campanha da Purina e ter a oportunidade de escolher beneficiar as melhores iniciativas. Identificamos o Adote um Vira-lata como um projeto muito sério e resolvemos doar R$ 10 mil em alimentos da Nestlé Purina para cães e gatos abandonados que são beneficiados pelo projeto”, disse Fernando Faria, em encontro na Universidade. Estavam presentes o reitor Alfredo Gomes, a, coordenadora do projeto de extensão e também coordenadora de Bem-Estar Animal da UFPE (DGA/Sinfra), Ariene Bassoli, além de outros representantes da Nestlé e da Universidade. Na ocasião, o gato Paulo Freire e a cachorra Nina simbolizaram todos os participantes das ações do projeto.

A gerente regional Nordeste da Nestlé Purina, Cláudia Silva, parabenizou Ariene e a Reitoria pelo trabalho desenvolvido na Universidade no sentido de combate aos maus-tratos, articulando parcerias com ONGs, parlamentares, secretarias governamentais etc. “A gente sabe que somente com a visão política do gestor é possível integrar a comunidade, avaliar o projeto de extensão e entender que aquele ato de educação dele beneficia a sociedade como um todo”.

A coordenadora do projeto de extensão, Ariene Bassoli, agradeceu a valorização do trabalho. “A criação da Coordenação de Bem-Estar Animal na UFPE pela Reitoria demonstra o quanto a gestão vem apoiando as ações do projeto e a causa animal como um todo. E também é motivo de muito orgulho estar recebendo esse prêmio. Mais importante do que qualquer bem material é o reconhecimento do nosso trabalho. Sabemos que a rua não é segura para os animais pelos riscos de zoonoses, acidentes e maus tratos. O melhor caminho é buscar o controle populacional e a adoção responsável”, destacou.

O reitor Alfredo Gomes, que é tutor de cachorros e gatos através de adoção responsável, ressaltou a importância do reconhecimento externo do Adote um Vira-Lata. “Esse projeto desenvolve uma ação social de extrema relevância e é uma coisa histórica dentro da universidade. Na UFPE, também temos uma comissão que debate questões que envolvem saúde pública, direito animal e a importância de coibir situações que envolvem crimes previsto pela legislação, reportando às autoridades competentes”, afirmou ele.

CRIME – A prática de abuso e maus tratos a animais é crime passível de punição com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa. Atos do tipo podem ser denunciados à Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (Depoma), que fica na Rua Itaenga, n° 65, Tejipió, no Recife. O e-mail da instituição é o sedp.meioambiente@policiacivil.pe.gov.br.

Data da última modificação: 25/01/2021, 16:30