Projeto de cooperação internacional do Departamento de Matemática chega a sua fase final

Atividades reforçam inserção internacional do Grupo de Pesquisa em Equações Diferenciais Não Lineares e contribui para internacionalização da UFPE

O projeto “Control Theory and Microlocal Analysis with Applications in Partial Differential Equations” [MATH-AmSud Project] do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) chega a sua fase final reforçando a cooperação internacional da instituição com universidades do Brasil, Chile, Colômbia e França. A iniciativa é voltada ao estudo de modelos dispersivos sob o aspecto da análise microlocal, ferramenta moderna de análise matemática. O projeto começou em janeiro de 2021 com coordenação do professor Roberto Capistrano Filho. O financiamento é do Programa Math AmSud da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O departamento, por meio do programa, recebeu visitas de pesquisadores da França, Colômbia e Chile e sediou eventos nacionais e internacionais. De acordo com o professor Roberto, mais de 48 artigos científicos foram publicados até o momento em jornais internacionais. Desses, cerca de 16 tem como autores membros do Programa de Pós-Graduação de Matemática da UFPE (PPGDMAT). Roberto conta que está em andamento um acordo entre o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE e a Faculdade de Ciências Naturais e Exatas da Universidade del Valle, de Cali (Colômbia), que teve início com a ajuda do Programa Math-AmSud.

Para o coordenador, os resultados do projeto indicam “uma inserção internacional do Grupo de Pesquisa em Equações Diferenciais Não Lineares do PPGDMAT, ao qual o projeto está ligado, o que contribui para a internacionalização do Departamento de Matemática e gera frutos no processo de internacionalização da UFPE”. A partir da iniciativa, uma estudante do programa iniciou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lorraine, na França, e um segundo discente do programa vai iniciar seu estágio em setembro na Universidade Nacional da Colômbia, no Campus Manizales. As atividades do projeto se encerram em dezembro com duas missões internacionais de professores do Departamento de Matemática, que vão visitar universidades da Colômbia e Chile no segundo semestre.

Data da última modificação: 11/04/2023, 14:48