Notícias Notícias

Voltar

Projeto da Rádio Paulo Freire está entre os vencedores da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”

A mostra contou com a participação de 58 vídeos de instituições de todas as regiões do País

Da assessoria de comunicação da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou os vídeos vencedores da mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”. Um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média-metragem e um vídeo de até um minuto – e dedicou uma menção honrosa a um média-metragem. Entre os vencedores está vídeo do projeto Momento Saúde, da Rádio Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O material, sobre prevenção da Covid-19 junto a pessoas com deficiência, foi a escolha do júri na categoria Drops.

O vídeo integra a série "Momento Saúde", que faz parte do projeto "Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus", apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Foram produzidos 43 vídeos-minutos de orientação sobre a Covid-19, que estão sendo veiculados nas redes sociais e lista de transmissão pelo WhatsApp da Rádio. O material também está sendo veiculado na TV Universitária (Canal 11.1).

O público também pôde escolher seus favoritos – nove ao todo – por meio de curtidas na playlist da Mostra no YouTube. Os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Promovida pela SBPC com o objetivo de estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos – 10 vídeos de até um minuto, 39 curta-metragens e nove média-metragens. Instituições de 14 estados de todas as regiões do País enviaram trabalhos que colaboraram com a disseminação de informações de qualidade sobre a Covid-19 e seus impactos na sociedade. A playlist completa das produções recebidas está disponível no canal da SBPC no YouTube

Um júri selecionado pela SBPC escolheu um vencedor em cada categoria e uma menção honrosa, todos com base em critérios como relevância científica, ineditismo, grau de utilidade pública, clareza do roteiro, criatividade e empatia com a audiência. Além do júri, o público também foi convidado a participar da votação e apontar seus favoritos clicando em “Gostei” no vídeo no YouTube. No total, os vídeos tiveram cerca de 25 mil visualizações e receberam mais de 7 mil curtidas.

A mostra é parte da SBPC Jovem, atividade da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Vídeos vencedores – Seleção do Júri

Drops

Pessoas com deficiência e a prevenção de Covid-19

A prevenção ao novo coronavírus é algo que deve ser seguido por todos. Porém, pessoas com deficiência devem estar atentas a cuidados específicos.

Realização: Rádio Universitária Paulo Freire
Ficha Técnica: Anthony Gabriel Sales Santana, Wilson Teixeira da Silva Araújo, Karoline Maria da Silva, Alice Gouveia, Paulo Sano e Yvana Fechine
Realização: Rádio Universitária Paulo Freire / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Curta

E por falar em vírus

O vídeo de animação que explica o que são vírus, seus mecanismos de invasão e proliferação nas células, finalizando com alguns conselhos para evitar o contágio com o novo coronavírus.

Texto e Roteiro: Marcus Vale Animação – Pedro Magalhães
Realização: Núcleo de Produção Audiovisual da Seara da Ciência – Universidade Federal do Ceará

Média

Para além da sala de aula

O fechamento de escolas e universidades durante a pandemia de Covid-19 aprofundou desigualdades históricas do ensino brasileiro e reacendeu o debate sobre educação a distância. Para entender melhor a diferença entre um curso a distância tradicional e o ensino remoto praticado emergencialmente, entrevistamos um coordenador de cursos de EaD, um especialista em políticas públicas de educação e duas professoras.

Produção e direção: Renata Druck
Edição: Bruno Horowicz Rezende
Pesquisa: Rafael Ghertman
Legendagem: Pedro Vainer
Realização: Revista Pesquisa Fapesp

Menção honrosa

Isolada

Isolada em Goiânia depois da evacuação da cidade, Amanda reporta as notícias sobre a nova mutação do vírus da Covid-19 através de suas redes sociais. Ela mantém contato apenas com sua namorada Carol, até que Douglas entra em sua vida. Coisas estranhas começam a acontecer e Amanda questiona se está realmente tão sozinha quanto pensa.

Roteiro: Ana Domitila Rosa
Direção: Ana Domitila Rosa
Direção de Fotografia: Nilma Ayumi
Direção de Arte: Ana Domitila Rosa
Som direto: Iara Daniel
Edição e montagem: Ana Domitila Rosa
Pós-Produção: Nayara Terumi Elenco: Ana Domitila Rosa, Bárbara Felipe e Gustavo Castro.
Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG)

A playlist com todos os vencedores está disponível no link.
 

Data da última modificação: 27/11/2020, 09:49