Notícias Notícias

Voltar

Programa Opinião Pernambuco agora também pode ser assistido pelo YouTube

Entre os temas abordados estão urbanismo e segregação, sexo e pandemia, crimes contra a administração pública e manifestações em Cuba

Com temas de interesse da sociedade, o programa Opinião Pernambuco, da TVU, canal 11.1, agora está disponível na plataforma YouTube. A partir desta semana, serão disponibilizados os links das edições mais recentes, que têm apresentação de Amanda Dantas, Valdir Oliveira e Stella Maris, direção de Josimar Parahyba e produção de Ana Clara Reis, Laís Ferreira e Ricardo Araújo.

Confira os programas mais recentes

Urbanismo e Segregação

Há décadas, cidades do mundo todo vem tendo sua paisagem transformada pela construção de altos edifícios onde antes eram casas. Essa é apenas uma das características da gentrificação, que é o processo de modificação do espaço urbano em que áreas consideradas abandonadas, pobres e desvalorizadas são remodeladas e viram lugares nobres. Essas transformações podem gerar separações e, em alguns lugares, acabam por expulsar de regiões tradicionais seus moradores por falta de recursos econômicos. Urbanismo e segregação foi o tema desta edição do Opinião Pernambuco.

Sexo e pandemia

A pandemia do novo coronavírus vem provocando mudanças não só na área da saúde, mas em diversas questões comportamentais humanas. Algumas pesquisas apontam, por exemplo, o aumento no número de procuras por brinquedos eróticos, pornografia e aplicativos de relacionamento, mas os impactos vão além da busca pelo prazer ou orgasmo. Para falar sobre essas questões, o Opinião Pernambuco recebeu Michelle Sampaio, psicóloga e especialista em sexualidade humana.

Crimes contra a Administração Pública

No fim do mês de junho deste ano, os senadores Randolfe Rodrigues, Jorge Kajuru e Fabiano Contarato ingressaram no Supremo Tribunal Federal com uma notícia-crime contra o presidente da República. Eles pedem que o STF investigue possível crime de prevaricação no caso da compra da vacina Covaxin contra a covid-19. O caso trouxe à tona a discussão sobre crimes cometidos contra a administração pública. Você sabe o que caracteriza esses delitos? O Opinião Pernambuco conversou sobre esse tema.

Manifestações em Cuba

No dia 11 de julho, manifestantes saíram às ruas de Cuba para protestar contra a carência de alimentos e a falta de vacinas para covid-19 no país. O mundo assistiu às transmissões ao vivo por uma rede social dos protestos de rua que começaram na cidade Santo Antônio de los Baños, cidade a 26 quilômetros da capital Havana, e se espalharam pela ilha. Para falar sobre esse assunto, o Opinião Pernambuco conversou com Felipe Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

Semipresidencialismo

Recentemente, os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso usaram as redes sociais para defender a adoção do semipresidencialismo no Brasil já pensando em 2026. Um dos argumentos usados pelos ministros é que essa seria uma alternativa para superar os déficits de governabilidade do presidencialismo atual. As considerações reacenderem as conversas sobre a adoção do modelo e os questionamentos sobre se o semipresidencialismo seria adequado para a democracia brasileira. O Opinião Pernambuco conversou sobre esse tema com Ana Maria Barros, cientista política e professora da UFPE.

Data da última modificação: 02/08/2021, 20:21