Notícias Notícias

Voltar

Programa institucional Virtus: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos será lançado na quarta-feira (24)

O evento também marca o início do Selo Editorial Virtus, que incentivará produções nessas áreas

Pensar as grandes questões concernentes ao fazer policial e às demandas que envolvem a Defesa Social, a Segurança Pública e a relação direta desses com os Direitos Humanos. Esse é o objetivo do programa institucional da Universidade Federal de Pernambuco Virtus: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos e do Selo Editorial Virtus, que, a partir de agora, reunirá e incentivará produções nessas áreas. O lançamento será na quarta-feira (24), às 14h, no YouTube da UFPE, e vai contar com a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo.

De acordo com o coordenador do Programa Virtus, o professor Sandro Sayão, a iniciativa tem como pesquisadores associados alunos dos cursos de mestrado em Filosofia e em Direitos Humanos, especialistas em Direitos Humanos, policiais civis e militares do estado de Pernambuco, professores e pesquisadores da UFPE e de outras instituições e organizações governamentais e não governamentais. O grupo busca redesenhar possíveis soluções aos problemas existentes em nossa sociedade, principalmente aqueles que atingem o fazer policial.

“Num mundo de contradições, em que as guerras de narrativas têm nos colocado uns contra os outros, falsamente afirmando que Direitos Humanos e polícia estão necessariamente em lados opostos, a proposta é revisitar a dimensão de sentido que nos coloca a todos (policiais, teóricos e militantes dos Direitos Humanos) direcionados a um só e mesmo fim, qual seja: o da salvaguarda da vida”, explica Sayão. O programa, em seus diferentes projetos e pesquisas, compromete-se a um agir híbrido, considerando as demandas dos grupos minoritários e a cultura de paz.

Data da última modificação: 22/02/2021, 18:12