Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa na UFPE será lançado amanhã (22)

O programa estimula a interiorização da pesquisa e da pós-graduação na UFPE, com ações voltadas ao CAV e CAA

A UFPE, por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lança o Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa na UFPE. O evento acontece amanhã (22), às 16h, no auditório do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Estarão presentes o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo.

O programa estimula a interiorização da pesquisa e da pós-graduação na UFPE, com ações voltadas ao CAV e ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. “A ideia é que nós tenhamos um olhar especial não somente aos programas de pós-graduação, mas também aos pesquisadores que estão nesses centros. E apoiar, especificamente, os projetos de pesquisa para que nós consigamos reduzir as assimetrias”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro.

No evento de amanhã (22), serão lançados o Edital Propg nº 04/2021 – Concessão de Bolsas para Cooperação Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ), que apoia a vinda de pós-graduandos estrangeiros para o CAV e o CAA; Edital Propg nº 03/2021 – Contratação de Professor Visitante, com oferta de duas vagas, sendo uma para cada campus do interior; e Edital Propesqi nº 12/2021 – Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa, que fomenta o desenvolvimento da pesquisa.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, o programa ajuda a fortalecer a instituição e a cultura da pesquisa. “Esse é um programa estratégico, que visa estimular a consolidação da pesquisa no interior do estado e, dessa forma, garantir a plena implantação de todas as dimensões da Universidade nesses campi. Então, é uma política indutora”, ratifica.

“O Programa de Apoio à Interiorização da Pesquisa é um avanço significativo nas políticas de redimensionamento do papel do CAV e CAA quanto à internacionalização da UFPE. Hoje, nossa instituição trabalha com uma perspectiva transversal e inclusiva da internacionalização – os editais que compõem o programa sinalizam para avanços fundamentais na presença de discentes e docentes estrangeiros nos campi de Vitória e Caruaru. Para além das questões multidisciplinares, destacamos o desenvolvimento de uma ambiência multicultural e plural, contribuindo para uma experiência internacionalizada da aprendizagem”, afirma Madson Góis, diretor de Relações Internacionais da Universidade.

Data da última modificação: 22/09/2021, 16:38