Notícias Notícias

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado

Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de junho

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado, correspondentes ao segundo semestre do ano letivo de 2023. As inscrições devem ser realizadas no portal público de processos seletivos do Sigaa até o dia 18 de junho.

As áreas de formação exigidas para o ingresso no processo seletivo de mestrado (graduação nos cursos reconhecidos pelo MEC) e de doutorado (mestrado realizado em instituições reconhecidas pela Capes/MEC e em instituições internacionais) estão especificadas, por linha de pesquisa, no edital que foi publicado no Boletim Oficial da UFPE nº 81

São ofertadas 26 vagas, sendo 16 para o curso de mestrado e dez para o de doutorado. Há reserva de 30% das vagas para ações afirmativas. Em ambos os cursos de pós-graduação, haverá uma vaga adicional para os servidores (docentes ou técnicos) da UFPE. Além disso, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, conforme boleto gerado pelo Sigaa.

As linhas de pesquisa referentes ao curso de mestrado são Análise Neutrônica e Termoidráulica de Sistemas Nucleares; Aplicações das Radiações em Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiodiagnóstico; Aproveitamento Químico e Energético de Fontes de Biomassa; Dosimetria Ambiental; Dosimetria do Estado Sólido; Produção Sustentável de Biomassa; Radiobiologia; Radioecologia e Análises Ambientais; Usinas Fotovoltaica, Termoelétrica (Solar) e Eólica Interligadas a Rede, ou Autônomas.
 
Enquanto isso, as linhas de pesquisa correspondentes ao curso de doutorado são Aplicações das Radiações em Sistemas Poliméricos e Nanoestruturas; Aproveitamento Químico e Energético de Fontes de Biomassa; Biodosimetria; Dosimetria Ambiental; Dosimetria do Estado Sólido; Produção Sustentável de Biomassa; Radioecologia e Análises Ambientais; Usinas Fotovoltaica, Termoelétrica (Solar) e Eólica Interligadas a Rede, ou Autônomas.

Realizado em etapa única, o processo seletivo compreende a prova de inglês, a análise e defesa do projeto de pesquisa, bem como a avaliação do currículo do candidato. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de julho.

Mais informações
proten@ufpe.br 

Data da última modificação: 17/05/2023, 15:29