Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE recebe visita do professor Andrés Pedreño Cánovas, da Universidade de Múrcia

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe o professor Andrés Pedreño Cánovas, da Universidade de Múrcia (Espanha), para uma série de atividades na área de Estudos Sociais Rurais e Novas Tendências na Agricultura, a serem realizadas no período de 16 a 30 deste mês. A visita tem patrocínio do Print/Capes/UFPE/PPGS e CNPq, com apoio da Facepe, Clacso, GT45.

A visita vincula-se ao projeto “Globalização da agricultura e desigualdades sociais: Políticas Públicas, Alimentação, Condições de Trabalho e Relações de Gênero” (Capes/Print/PPGS/UFPE), coordenado pela professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, do Campus Recife. Durante a passagem do professor pela UFPE, haverá debates, reuniões, minicurso e conferência.

Confira a programação

16 a 30/11

Atividades e debates com a participação de docentes e discentes do PPGS/UFPE; reuniões com alunos e pesquisadores para discutir as pesquisas e teses dos alunos e programar as próximas atividades de pesquisa e publicações em colaboração entre a Universidade de Múrcia e a UFPE.

17/11, às 14h, e 18/11, às 9h

Reuniões com pesquisadores para debate das pesquisas em andamento.

25/11, às 9h30

Conferência sobre “Ecologia-Mundo Agroalimentar: Apropriação da Natureza e do Trabalho”, com o professor Andrés Pedreño Cánovas. Evento aberto ao público.

27 a 29/11

Debates, planos de trabalho, relatórios finais.

21 a 25/11

Minicurso (1 crédito, 15 horas). Para alunos de cursos de mestrado, doutorado e graduação. Vagas: 30. Inscrições: de 1º a 16 deste mês. Aos inscritos, será encaminhada a bibliografia indicada.

Disciplina: “Globalização Agroalimentar: Trabalho e Crise Ecológica”
Professores: Josefa Salete Barbosa Cavalcanti e Andrés Pedreño Cánovas

As aulas serão ministradas, no 12º andar do CFCH/UFPE–PPGS. Campus Recife.
Realização das atividades: professores Josefa Salete B. Cavalcanti, Maria Luiza Lins e Silva Pires, Emílio de Britto Negreiros e Cristiano Ramalho.
Grupos de Pesquisa: LAE-Rural – Laboratório de Estudos Rurais e Globalização e Agricultura, CNPq. UFPE.

Além de sessões, haverá a conferência “Ecologia-Mundo Agroalimentar: Apropriação da Natureza e do Trabalho”, no dia 25 deste mês, às 9h30.

Professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti

saletecav@gmail.com